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OBJETIVOS DO NOVO INQUÉRITO EU KIDS ONLINE (2017-2018)
– Caracterizar tendências decorrentes de novos ambientes digitais
– Alargar o conhecimento sobre competências e direitos digitais
– Identificar fatores e mediações que capacitem a lidar com riscos digitais

Um Projeto em Continuidade e Atualização

Com o tempo, cresce o acesso a meios digitais, surgem novas plataformas e conteúdos, mudam as gerações de crianças e de pais, geram-se novas práticas sociais e culturais.
Por isso, a pesquisa da rede europeia EU Kids Online, iniciada em 2006 e que reúne investigadores de 33 países, inclui para os anos (2015-2018):
1) projetos realizados em colaboração, que aprofundem o conhecimento de dinâmicas de mudança e o olhar holístico sobre as condições da infância nas sociedades contemporâneas, através de pesquisas qualitativas;
2) a organização de um novo e robusto inquérito pan-europeu que integre a nova ecologia digital e aprofunde o conhecimento sobre as oportunidades, competências, velhos e novos riscos, contextos de mediação (família, pares, escola, valores e normas sociais e culturais).

O EU Kids Online 4 vem na sequência do EU Kids Online 3 (2011-2014), que veio capitalizar sobre todo o trabalho realizado no EU Kids Online 2 (2009-2011) e expandir o conhecimento adquirido durante o EU Kids Online (2006-2009).

 

Artigo de opinião – Jovens e internet: que idade para o consentimento parental?Tito de Morais e Cristina Ponte

Público – 21 de Fevereiro de 2018


ERC publica estudo Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs 
No Dia da Internet Mais Segura 2018, iniciativa europeia que arranca a 6 de fevereiro, a ERC disponibiliza o ebook Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs que agrega reflexões de especialistas e de profissionais nacionais e internacionais sobre o modo como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital, os usos que fazem dos ecrãs, as competências e literacias que vão adquirindo, as situações de dano que podem experimentar e os modos como as famílias intervêm nessa socialização digital. Estudo realizado por elementos da equipa do EU Kids Online. 


Teresa Sofia Castro, da equipa EU Kids Online Portugal, participou no evento “Portugal e a Participação Digital de Crianças e Jovens”, onde foram apresentados mais de 200 trabalhos realizados por crianças e jovens no âmbito da iniciativa #RGPDDáATuaOpinião. Esta iniciativa foi promovida em 2017 em 14 países, com o fim de debater a participação digital de crianças e jovens à luz do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Com efeitos a partir de 25 de maio de 2018, o Artigo 8º do RGPD obriga os menores de 16 anos a obterem consentimento parental para acederem aos serviços da sociedade da informação. Dado que os jovens não foram ouvidos nesta matéria, em 2017, a par do Manual de Ação Para Jovens, foi lançada em Portugal a iniciativa #RGPDDáATuaOpinião, de modo a ouvir as vozes dos jovens sobre este assunto. Programa do evento através do link, http://www.miudossegurosna.net/participacao-digital.html


Alerta Premika! Risco online detetado: “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?”
Este livro tem por base conversas e situações reais vividas por crianças em idade escolar/pré-adolescentes e captadas em contexto de investigação. Através das indispensáveis partilhas das crianças, puderam ser acolhidas nas suas perspetivas, preocupações e experiências do digital. Entrelaçando e ficcionando/recriando situações, foi dada voz às suas  vozes, abordando de forma simples assuntos que são sérios e vivências que fazem parte do seu dia a dia mediado pelas tecnologias. Este livro permite a outras crianças e a adultos entrar nos seus mundos, participando ativamente na narrativa. Ao contrário das histórias tradicionais, que têm um fim pré-definido, este livro oferece vários caminhos que moldam o desenrolar da história. Ao longo da narrativa, o leitor é estimulado a fazer escolhas e a tomar decisões que afetam os personagens e a história. Neste primeiro número da coleção, as redes sociais e o conhecer estranhos na Internet dão o mote para uma trama que destaca a criança, os seus pares e a sua agência numa rede de interações e interconexões que implicam decisões e que trazem consequências para as personagens. Do ponto de vista pedagógico, esta obra é uma ferramenta que ajuda os adultos a ver estes temas pelos olhos das crianças. Com uma abordagem simples, aborda dinâmicas de uma época inevitavelmente permeada pelo digital, e cujos desafios, além de atuais, são transversais à Família e à Escola. Considerando que as crianças estão cada vez mais cedo expostas e à vontade numa navegação Wi-Fi, autónoma e móvel, este livro é um exercício educativo que permite aproximar gerações num diálogo reflexivo e inclusivo sobre o que é uma utilização responsável, saudável e segura das tecnologias digitais.

Teresa Sofia Castro e Cristina Ponte (coord.) — EU Kids Online Portugal