Perguntas Frequentes Cursos PRR

Na página dos cursos da NOVA FCSH selecione o curso em que pretende inscrever-se. Ao clicar no botão “Inscreva-se” será encaminhado para a plataforma Inforestudante. Se já é estudante da NOVA FCSH basta colocar as suas credenciais de acesso e clicar no menu CANDIDATURAS > Cursos; se não é aluno da FCSH deverá criar um registo, clicando em “Registar” no campo reservado para os “Novos Utilizadores”.

Na página da inscrição terá uma área para carregar documentos. Aí deve submeter um comprovativo de residência, como por exemplo, um documento em que conste o endereço postal (cópia da Carta de Condução, fatura da conta da água ou da eletricidade, etc.)

Deverá ser detentor/a de grau de qualquer licenciatura.

Na página da inscrição encontrará uma área para carregar documentos. Poderá carregar aí uma cópia do certificado de obtenção do grau de licenciado.

Sim. Estes programas têm inscrições abertas aos cidadãos de qualquer nacionalidade, desde que sejam residentes em Portugal e tenham um nível adequado em português para poder acompanhar os cursos (preferencialmente nível B1).

Não há limite formal em relação ao número de cursos que pode realizar. No entanto, deve ter em conta os horários dos cursos e a disponibilidade necessária para poder participar nas diferentes atividades que cada curso propõe.

Sim, mas deve procurar compatibilidades nos horários dos programas de forma a obter uma formação coerente que responda aos seus objetivos.

A oferta de cursos permite-lhe construir um programa de trabalho que pode levar à obtenção de uma Pós-Graduação, ou apenas à obtenção de uma formação enquadrada num programa aberto de Formação ao Longo da Vida. Neste caso, os cursos realizados podem ser usados como uma mais-valia profissional, dando acesso a um certificado de Participação ou de Avaliação, consoante a realização ou não da avaliação proposta para cada curso.

Não. Para obter uma Pós-Graduação necessita realizar 60 ECTS, seguindo as condições explicitadas abaixo e, se obtiver avaliação positiva na totalidade dos ECTS definidos para esse programa de trabalho, poderá requerer um certificado de Pós-Graduação. Este pedido pode ser formalizado no final no final da frequência dos cursos.

Terá de realizar cursos que perfaçam 60 ECTS neste programa, ou no mínimo, 48 ECTS neste programa e os restantes 12 ECTS no programa Património, Gestão e Participação.

Terá de realizar cursos que perfaçam no mínimo 48 ECTS neste programa e os restantes 12 ECTS no programa Turismo, Cultura e Criação.

Não. Apenas é possível a inscrição numa Pós-Graduação.

Caberá ao estudante suportar os custos da deslocação e entradas para a realização das visitas de estudo. Nos casos em que seja possível a NOVA FCSH, em parceria com entidades envolvidas, providenciará descontos e transporte coletivo a partir de Lisboa.

Sim. Existe um programa de bolsas de apoio a visitas de estudo a que os e as estudantes se podem candidatar. Essa candidatura só poderá ser feita no final de cada curso realizado, com prazo limite até 31 de maio de 2024.

Sim, o número de bolsas a atribuir é limitado para cada curso realizado.

Quando finaliza um curso poderá candidatar-se a uma bolsa através do preenchimento de um formulário online disponível AQUI. Estes pedidos são posteriormente analisados e é feita uma seleção dos candidatos elegíveis.

Leia o Edital n.º 17/2024 referente à Atribuição de Bolsas de Apoio à Componente Laboratorial dos cursos Turismo, Cultura e Criação, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

As bolsas só serão atribuídas a candidatos que tenham obtido avaliação final superior a 14 valores, e que sejam residentes numa distância superior a 60 km do lugar da visita.

Tendo por base o regulamento da atribuição de bolsas no âmbito do PRR, proceder-se-á à ordenação das candidaturas a partir dos seguintes critérios:

  1. Nota de avaliação obtida no curso
  2. O curso realizado é parte integrante de um programa de Pós-Graduação
  3. O curso realizado constitui uma Unidade Curricular autónoma

As candidaturas bolsas de apoio a visitas de estudo iniciam-se no final de cada curso.

Para obter o certificado de participação é preciso assistir a 80% das sessões propostas para cada curso.

Em cada sessão, o docente valida as presenças dos e das estudantes.