Acções do Documento

Doutoramento Europeu

 

Apresentação

O título de Doctor Europaeus foi criado pela Associação Europeia de Universidades (EUA) para promover a mobilidade académica no percurso dos estudantes de 3.º Ciclo, sendo um importante instrumento de internacionalização académica ao dispor das Universidades.

No âmbito do Doutoramento Europeu, a NOVA FCSH estabeleceu acordos com as seguintes instituições de ensino superior:

 

Enquadramento legal


Contactos

DA - Divisão Académica | Núcleo de Doutoramentos

doutoramentos@fcsh.unl.pt


Perguntas frequentes

Como é atribuído o título Doctor Europaeus?
Se o aluno de doutoramento pretender acrescentar o título de Doctor Europaeus ao seu grau de Doutor deverá:

a) Realizar um período de estudos ou investigação não inferior a um trimestre, durante a preparação da tese, numa universidade de outro país europeu;

b) Obter dois pareceres favoráveis que aprovem a sua tese de Doutoramento, elaborados por professores de duas instituições de ensino superior europeias, de dois países diferentes - um professor da instituição onde realizou o período de estudos e um professor de outra instituição europeia;

c) Ter como membro do Júri de Doutoramento um dos professores estrangeiros que elaboraram o parecer;

d) Elaborar um segmento da tese de Doutoramento numa das línguas oficiais da UE, diferente da língua oficial do país onde o aluno defendeu a tese.

 

Como posso oficializar o plano de estudos que realizei na instituição de acolhimento?
O planeamento do período de estudo ou investigação será contemplado em Protocolo celebrado entre a Universidade NOVA de Lisboa e a instituição de acolhimento.

Os pareceres dos dois professores serão incluídos na ata da primeira reunião do Júri de Doutoramento, a qual deverá igualmente explicitar a língua oficial da UE em que será defendida uma parte da defesa da tese.

 

O Doctor Europaeus é considerado um grau?
Não. O Doctor Europaeus é um título que será acrescentado ao grau de Doutor, após a conclusão do curso de Doutoramento, e mediante as condições acima especificadas.

 

Como posso candidatar-me ao título de Doctor Europaeus?
Os candidatos a Doutoramento Europeu têm de estar inscritos num curso de Doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa.

A candidatura deverá incluir a ata da primeira reunião do Júri de Doutoramento, os pareceres dos dois professores, bem como uma nota indicativa da língua oficial da UE em que um segmento da tese foi defendido.

 

A quem devo endereçar a minha candidatura?
A candidatura ao título de Doutoramento Europeu deve ser endereçada ao Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, após conclusão com sucesso das provas de doutoramento.

Da candidatura faz parte a entrega na Reitoria, no prazo de 30 dias após a conclusão das provas, de um exemplar da tese de Doutoramento em papel e dois exemplares em formato digital (mais informações no Regulamento de Doutoramentos da NOVA).


O candidato será notificado da decisão do Reitor. Caso a candidatura seja aceite, será emitido um certificado de Doutoramento Europeu.

Topo da Página