Acções do Documento

Os manuscritos universitários iluminados na Europa medieval (séculos XIII-XIV): produção e circulação. Uma introdução histórica e metodológica

Início: 31 de julho

Datas: 31 de julho a 11 de agosto | dias úteis das 10h00 às 12h30 | Sala 607 | Torre B

Docente Responsável: Maria Alessandra Bilotta

Áreas: História da Arte e Estudos Artísticos

 

Objetivos

O curso pretende traçar, através da análise de alguns exemplos específicos, as etapas mais importantes da história da produção, ilustração e decoração do manuscrito universitário na Idade Média (Direito, Teologia, Medicina). Será dada especial atenção aos problemas codicológicos (características materiais, funcionalidade estrutural no âmbito do ensino universitário), estilísticos e iconográficos (os ciclos ilustrativos), às questões relacionadas com os patrocinadores (mestres e estudantes) e à sua circulação (a peregrinatio academica) no território europeu, e ainda ao contexto histórico, económico e social da produção (controlo das universidades sobre a produção dos livros) e às técnicas de execução (funcionamento das oficinas dos stationarii; sistema da pecia).

No final do curso, o estudante estará familiarizado com algumas questões de método, como a distinção das produções librárias de várias áreas geográficas, as diversas tipologias de livros, os diferentes estilos, a periodização da iluminura medieval universitária, a geografia histórica, política, social e histórico-artística da produção iluminada universitária, a leitura estilística e iconográfica desta produção.

O estudante possuirá assim um conhecimento básico sobre história das universidades e acerca da produção do livro universitário do período medieval, bem como disporá das ferramentas metodológicas necessárias para a leitura deste fenómeno histórico, cultural e artístico. O estudante também reconhecerá, através da análise de casos específicos, as diferentes tipologias de livros e os diferentes estilos e saberá usar uma terminologia específica.

 

Programa

I. A génese das universidades e as suas relações no âmbito urbano com as escolas monásticas e episcopais

1. As primeiras universidades (séculos XII-XIII)

2. As universidades dos séculos XIII e XIV

3. Iluminadores, clientes e patrocinadores

4. Os ateliers de produção dos livros universitários

5. A circulação dos estudantes (a peregrinatio academica) e dos manuscritos universitários

6. As bibliotecas das universidades e dos colégios medievais

5. Os textos

II. O uso dos manuscritos no âmbito do ensino universitário

1. Função dos livros manuscritos de âmbito universitário

2. Materiais e técnicas de produção dos manuscritos universitários (o sistema da pecia; os copistas; os stationarii )

III. Disposição do texto na página dos manuscritos universitários: tipos e funções

IV. Tipologias dos livros universitários medievais

1. Direito

2. Teologia

3. Medicina

4. Filosofia

V. Manuscritos universitários iluminados e ilustrados como fonte histórica: a história, os artistas e as obras

VI. Questões metodológicas relacionadas com a catalogação dos manuscritos iluminados universitários medievais

 

Bibliografia

A bibliografia será indicada no início do curso.

___________________________________

Maria Alessandra Bilotta é historiadora da arte, medievalista no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH. A sua investigação atual se concentra sobre os manuscritos jurídicos iluminados medievais conservados em Portugal, um tema que se relaciona diretamente com a temática do curso. A sua tese de doutoramento sobre a produção de manuscritos iluminados pelo uso do Papado na Idade Média (séculos VI - XIII) foi publicada pela Biblioteca Apostólica Vaticana (2011; https://www.vatlib.it/home.php?pag=detteditoria&idogg=ST_465). Foi comissária das seguintes exposições científicas “Le parement d'autel des Cordeliers de Toulouse. Anatomie d'un chef d’oeuvre du XIVe siècle” (Toulouse, Musee Paul Dupuy, 13 março - 13 junho 2012; http://www.musees-midi-pyrenees.fr/musees/musee-paul-dupuy/expositions/archives/le-parement-daautel-de-toulouse-anatomie-daun-chef-daoeuvre-du-xive-siecle-20120316/) e “A Circulação do Direito na Europa Medieval: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas portuguesas” (Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 26 de fevereiro - 31 de maio de 2016; http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1106:exposicao-a-circulacao-do-direito-na-europa-medieval-manuscritos-juridicos-europeus-em-bibliotecas-portuguesas-26-fev-31-maio-16&catid=166:2016&Itemid=1126). Ela organizou várias conferências internacionais e workshops, tais como “Estudo dos manuscritos iluminados e dos artefactos na Arqueologia da Idade Média: metodologias em comparação” (em Lisboa, 13 de fevereiro, 2015; http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/estudo-dos-manuscritos-iluminados-e-dos-artefactos-na-arqueologia-da-idade-media); Circulations juridiques et pratiques artistiques, Intelectuais et culturelles en Europe au Moyen Âge (XIIIe - XVe siècle) – Medieval Europe in Motion 3 (Lisboa, NOVA FCSH - Biblioteca Nacional de Portugal, 25-27 fevereiro de 2016; http://fcsh.unl.pt/media/noticias/medieval-europe-in-motion-3)

Para obter a lista das publicações ver página pessoal na Academia.edu: https://unl-pt.academia.edu/MariaAlessandraBilotta

Topo da Página