Acções do Documento

Iniciação ao Latim

Início: 10 de julho

Datas: 10 a 26 de julho | dias úteis das 10h00 às 12h00

Docente Responsável: Maria do Rosário Laureano Santos

Docentes: Leonor Santa Bárbara

Áreas: Educação e Ensino


Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário

Formação geral e adequada: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 400 e 410.

 

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos de língua latina que facultem a leitura e compreensão de textos simples.

2. Estabelecer relações entre o latim e o português, ao nível do léxico fundamental e das estruturas morfossintáticas de base.

3. Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental.

 

Programa

O programa deste curso breve de iniciação ao Latim incide sobre noções gerais de morfologia e de sintaxe, estudadas em máximas e provérbios em Latim. São analisados os elementos constitutivos da frase latina; os casos e as funções sintáticas principais; as cinco declinações nominais, sobretudo as declinações paratemática, temática e atemática; os complementos ciscunstanciais; as quatro conjugações verbais, nas vozes ativa e passiva, nos tempos do indicativo e imperativo, e o verbo sum. O estudo gramatical incide sobre a frase simples, com exercícios de técnica de tradução. São referidos étimos latinos e vocábulos portugueses daí provenientes. Serão indicados sítios-web relevantes para o estudo do Latim.

 

Bibliografia

Gaffiot, F. (1974), Dictionnaire Illustré Latin-Français. Paris: Hachette.

Lewis & Short (2002), A Latin Dictionary. Oxford: Oxford University Press.

Michel, J. (1967), Grammaire de base du Latin. Paris: Klincksieck.

___________________________________

Maria do Rosário Laureano Santos é professora auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Latim, Cultura Clássica Latina, entre outras. É investigadora integrada do CHAM (Centro de Humanidades), no grupo de investigação A Antiguidade e a sua Recepção.

 

Leonor Santa Bárbara é professora auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego e de Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM da NOVA FCSH e UAc (Centro de Humanidades da NOVA e da Universidade dos Açores), no grupo de investigação A Antiguidade e a sua Recepção e presidente da Comissão Científica deste centro de investigação.

Topo da Página