Voluntariado Curricular
Voluntariado Curricular
O Voluntariado Curricular é uma Opção Livre e uma experiência inovadora da NOVA FCSH.
Esta opção curricular visa promover nos alunos de 1.º ciclo a sensibilidade para as temáticas de solidariedade e justiça social, contribuindo para seu crescimento pessoal e cívico. É uma forma de complementar todo o conhecimento académico adquirido na faculdade.
A inserção do voluntariado curricular no plano de estudos possibilita aos alunos adquirirem competências práticas e técnicas essenciais à inserção no mercado de trabalho, permitindo também o desenvolvimento de consciência social e de comunidade.
Destinatários
Alunos de licenciatura da NOVA FCSH, recomendando-se sobretudo aos alunos de 2.º e 3.º ano, sendo esta uma opção livre que todos os alunos dos diversos departamentos da instituição podem escolher.
Critérios de Escolha / Condições de Acesso
O voluntariado trata-se de uma unidade curricular que vale 6 ECTS, estando incluída no plano de estudos e submetida a critérios de avaliação que implicam o seguinte:
- Os alunos apenas a podem realizar uma vez;
- Nunca poderá ser realizada no mesmo semestre que a opção de estágio curricular;
- Não necessita de creditação posterior, funcionando como qualquer outra opção livre;
- Possui a duração de 1 semestre distribuída da seguinte forma:
- 64 horas de contacto na instituição, supervisionado por um tutor;
- 8 horas de acompanhamento tutorial na FCSH, realizado por um professor, com função de orientar o trabalho autónomo do aluno, que deverá conduzir à elaboração de um relatório final de atividade, sujeito a uma apresentação pública da experiência de voluntariado.
Inscrição
Para se inscrever, os alunos deverão escolher a instituição onde gostariam de realizar o voluntariado curricular e, posteriormente efetuar o preenchimento dos documentários necessários que oficializam a sua frequência na unidade curricular de voluntariado.
Em caso de dúvida podem contactar:
Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato - NAAC
Tel.: 217908300, Ext. 1564
E-mail: voluntariadofcsh@fcsh.unl.pt
Documentos necessários
Os documentos que deverão ser preenchidos e assinados em triplicado:
a) Plano de Trabalho entre a Instituição de voluntariado, o aluno e o professor tutor da NOVA FCSH;
b) Protocolo entre a NOVA FCSH e instituição e voluntariado e o aluno
Instituições
Para realizar o voluntariado curricular, é necessária a escolha de uma instituição, com quem o protocolo com a NOVA FCSH possa ser celebrado, e onde os alunos possam realizar um projeto que cumpra os objetivos previstos para esta opção: não só de desenvolver uma aproximação e auxílio à comunidade circundante da faculdade, mas sobretudo, que promova as práticas solidárias e de intervenção positiva na sociedade.
Nesse sentido, aqui se disponibiliza a lista de algumas instituições onde os alunos poderão desenvolver o trabalho voluntário, sendo que outra instituição poderá ser escolhida pelo aluno, mediante aprovação do NAAC.
Testemunhos
Docentes:
Alunos:
Legislação
|
|
Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de setembro - Regulamenta a Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, que estabeleceu as bases do enquadramento jurídico do voluntariado |
|
Portaria n.º 87/2006, de 24 de janeiro - Aprova o modelo de cartão de identificação do voluntário |
|
Resolução do Conselho de Ministros n.º 50 (2.ª série), de 30 de Março de 2000 (publicada no D.R., II série, n.º 94, de 20 de abril) - Define a composição e o funcionamento do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado |
|
Resolução da Assembleia da República n.º 7/99, de 19 de fevereiro - Aprova, para ratificação, o Tratado de Amesterdão, que altera o Tratado da União Europeia, os Tratados que instituem as Comunidades Europeias e alguns atos relativos a esses Tratados, incluindo o Anexo e os Protocolos, bem como a Ata Final com as Declarações, entre as quais a 38, relativa às Atividades de voluntariado |
|
Declaração Universal do Voluntariado de janeiro de 2001 adotada pelo Conselho Internacional de Administradores da IAVE, Associação Internacional para o Esforço Voluntário, na sua 16ª. Conferência Mundial de Voluntariado, em Amesterdão |
Voluntariado de Leitura
Inscreva-se no Voluntariado de Leitura, uma experiência diferente oferecida aos estudantes da NOVA FCSH das licenciatura dos 2.º e 3.º anos.
O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.
O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.
Esta modalidade de Voluntariado Curricular ocorre durante um semestre, em horário a acordar entre o estudante e a instituição.
Desafia para:
- Intervenção cívica na promoção da leitura junto de crianças em escolas e bibliotecas.
- Participação ativa em instituições educativas e culturais.
- Formação em sessões presenciais e de e-learning na plataforma Moodle que habilitam para a promoção da leitura e para o exercício do voluntariado.
Equivale a 6 ECTS.
Mais informações: Voluntarios da leitura
- Papel do Voluntário
- Assista aos vídeos sobre o Voluntariado de Leitura
Contactos
Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato - NAAC
E-mail: voluntariadofcsh@fcsh.unl.pt
Telefone: +351 21 790 83 00, ext. 1564