Português como Língua Segunda e Estrangeira

Palavras-chave

Português; Língua não materna; Metodologias; Materiais didácticos; Multiculturalismo; Textualidade.

Apresentação

O Mestrado interdepartamental em EPLSE foi criado em 2002. O seu êxito advém do facto de apresentar uma grande diversidade curricular e um corpo docente estável e qualificado.

A originalidade e caráter inovador da sua oferta letiva têm cativado candidatos de todas as proveniências, havendo a registar um número muito elevado de estudantes originários de todos os continentes. A pesquisa que têm desenvolvido é assinalável, quer em número quer em termos de escopo das dissertações apresentadas e defendidas até ao momento.

O curso tem um caráter teórico-prático, permitindo a pesquisa em domínios como Metodologia de PL2/PLE, Multiculturalismo, Textualidade e Educação, Ensino a Distância, Produção de Materiais Didácticos, Culturas e Literaturas dos Países de Língua Portuguesa.

O acompanhamento dos alunos, durante e após o ciclo de estudos, permite constatar a efetiva disseminação desta formação, já que é muito significativa a percentagem de mestrandos colocados profissionalmente neste âmbito específico.

O Mestrado em EPLSE conta também com uma vasta rede de contactos e parcerias nacionais e internacionais, que possibilitam experiências académicas diversificadas nas áreas do curso. É um bom exemplo de uma formação adaptada aos atuais mercados educativos e culturais.

Ana Maria Martinho

Plano de Estudos

Neste curso temos como principais objectivos de estudo os que a seguir se enumeram e que correspondem ao trabalho a desenvolver nas diferentes disciplinas:

1) Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas, especialmente do Português;

2) Adquirir uma compreensão integrada da Educação no mundo contemporâneo;

3) Adquirir competências para participar em estratégias concertadas de cooperação para o desenvolvimento no âmbito lusófono;

4) Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as problemáticas e os requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras em contextos multilingues e, ou, multiculturais;

5) Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didáticas a situações de conceção e desempenho de estratégias de ensino/aprendizagem adequadas ao ensino do Português como língua segunda ou língua estrangeira;

6) Desenvolver capacidade de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita, relativamente às temáticas em apreço;

7) Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação necessárias à produção de uma dissertação obedecendo aos padrões de qualidade académica.

Oferta Curricular

Duração: 3 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Ana Maria Martinho

Luís Manuel Bernardo

Maria do Carmo Vieira da Silva

Maria do Rosário Pimentel

Colaboração

Carolina Gonçalves

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

CHAM - Centro de Humanidades

CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

Secretariado