Maria Leonor Carvalhão Buescu

lbuescu

Monsanto, 1932 – Lisboa, 1999

Investigadora. Ensaísta. Professora universitária. Licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo apresentado a dissertação Monsanto, Etnografia e Linguagem. Leccionou em vários liceus de Lisboa entre 1955 e 1970. Fez o estágio de professorado liceal no Liceu Normal de Pedro Nunes.

leonor_buescu_monsanto

Em 1971 iniciou a carreira docente universitária como assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, regendo as disciplinas de História da Cultura Clássica, História da Civilização Romana, História da Cultura Portuguesa, entre outras. Entre 1975 e 1978, leccionou a cadeira de Técnicas de Expressão do Português, no Instituto Superior de Línguas e Administração, em regime de acumulação. Dirigiu cursos de Português para estrangeiros. Em 1978 iniciou funções docentes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, tendo apresentado, em 1981, provas de doutoramento, na área da Cultura e Literatura Portuguesas, com a dissertação Babel ou a Ruptura do Signo: Gramática e Gramáticos Portugueses do Século XVI. Apresentou provas de agregação no ano de 1983, com a lição «A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto: Espaço de Múltipla Comunicação». Professora associada em 1985, ano em que exerce, também, funções de visiting professor na Universidade de Bristol (Reino Unido), e professora catedrática de Literatura e Cultura Portuguesas a partir de 1986.

 

Paralelamente às actividades de docência e de investigação, assume funções de administração e direcção, tendo sido coordenadora do departamento de Estudos Anglo-Portugueses (1985-86) e subdirectora da FCSH (1987-90), entre outras. No âmbito da actividade de pesquisa, diversificada e intensiva, colabora com o Istituto di Studi Rinascimentali (Ferrara, Itália), com a Universidade de Pisa (Itália) e, entre 1981 e 1982, na elaboração de um guião subordinado ao tema «O Discurso Didáctico no Século XVI», da XVIIª. Exposição de Arte e Cultura, realizada em Lisboa. Na Biblioteca Nacional, sob a égide da Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, realizou a exposição «A Galáxia das Línguas na Época da Expansão», cujo catálogo se tornou leitura obrigatória para quem trabalha nessa área.
leonor_buescu_alcOrientou diversas teses de mestrado e de doutoramento e vários outros trabalhos científicos. Foi responsável por acções de formação em diversas localidades do país. A sua formação de raíz clássica permitiu-lhe o aprofundamento de temas do Humanismo e Renascimento, ao que se juntaram estudos especializados sobre Camões, Gil Vicente, Padre António Vieira e Eça de Queirós. O carácter poliédrico e rigoroso dos trabalhos de investigação e de redacção de textos teóricos, ensaios e manuais, associado a um qualificado e proficiente exercício da docência, conferiu à figura da Professora Maria Leonor Buescu um lugar de destaque e de grande dignidade na vida académica portuguesa, como historiadora da língua, da cultura e da literatura portuguesas. Tem colaboração dispersa em publicações especializadas, designadamente Studia Lusitanica, de que também foi fundadora, Revista da Faculdade de Letras, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Revista de História Económica e Social, Vértice, entre muitas outras. Participou em diversos congressos, reuniões científicas e acções de divulgação da cultura portuguesa, dentro e fora do país, tendo sido responsável pela organização de algumas dessas acções. Participou em júris literários, nomeadamente para o prémio de ensaio «Jacinto do Prado Coelho», da Associação Portuguesa de Críticos Literários. leonor_buescu_hlFoi membro de várias associações portuguesas e estrangeiras, a saber: Associação Portuguesa de Críticos Literários, Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Gabinete de Estudos de Simbologia, Société d’Histoire et d’Epistémologie des Sciences du Langage (Paris), John Gower of Hispanists of Great Britain and Ireland, International Arthurian Society, Comissão Nacional de Língua Portuguesa (1987-89), entre outras. Proferiu numerosas conferências e palestras, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo de salientar as realizadas nas universidades de Oxford (1985) e de Londres (1985), na Sociedade de Geografia (1986), assim como as que foram lidas aos microfones da RDP (Rádio Difusão Portuguesa) em 1982.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999

 


leonor_buescu_louvorVeja no site da Biblioteca Nacional a lista completa das inúmeras obras publicadas pela Professora Leonor Buescu.

Bibliografia sobre a obra de Maria Leonor de Carvalhão Buescu:

 

  • Livro de Homenagem à Professora Maria Leonor Carvalhão Buescu, Lisboa, 2001

 


 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *