Comunicações


  1. “A Leitura do Texto Literário pela B.D. numa Perspectiva Didáctica” (Maio de 1987, Escola Superior de Educação de Portalegre) ‑ comunicação apresentada na Escola Superior de Educação de Portalegre, no âmbito das Jornadas de Pedagogia e Banda Desenhada.
  2.  ”Questões de Linguagem e Pedagogia do Erro” (Junho de 1986, Escola C+S de Montelavar‑Sintra).
  3.  ”Modelos Gramaticais ‑ a Sintaxe da X barra” (Junho de 1986, Escola C+S de Montelavar).
  4.  ”Contemporary Portuguese Music” – conferência proferida em Cheltenham, Inglaterra, para o Continental Choice Circle, em 5 de Junho de 1992.
  5.  ”Que pós-modernismo na cultura portuguesa? – A conxistência como futuro”, conferência apresentada no Congresso “Portugal – Que futuro?”, 8 de Maio de 1994, Centro de Congressos da Feira Internacional de Lisboa.
  6.  ”O problema da filomitologia em Sophia de Mello Breyner Andresen”, Escola Secundária da Amadora e Escola Secundária Gil Vicente-Lisboa, Janeiro e Março de 1995.
  7.  ”A Luxúria como obra de arte vanguardista em dois poemas de Almada Negreiros: “A Cena do Ódio” e “Mima-Fatáxa – Sinfonia Cosmopolita e Apologia do Triângulo Feminino”“ – 7-11 de Abril de 1995, Hispanists Colloquium: “Avant-guarde”, King’s College Old Aberdeen, Escócia.
  8. “A dialéctica do desejo n’O Crime do Padre Amaro”, III Encontro Internacional de Queirosianos, 18 a 21 de Setembro de 1995, Universidade de São Paulo, Brasil.
  9.  ”A (des)construção da tese messiânica de Guerra Junqueiro no Poema Pátria”, Encontros Interdisciplinares: Identidade, Tradição e Memória, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 23-27 de Outubro de 1995.
  10. “A natureza e o objecto da teoria e da crítica literária no ensino do Português” – conferência apresentada na Escola Secundária das Olaias e Escola Secundária do Laranjeiro n.º1, em Janeiro de 1996; Escola Secundária Ibn Mucane, em Fevereiro de 1996.
  11.  ”Que pós-modernismo na cultura portuguesa?” – V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Universidade de Oxford, 2-7 de Setembro de 1996.
  12. “Paradoxos da teoria e da crítica literária”, XIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária/XII Seminário de Semiótica e Literaturas, Campina Grande, Brasil, 16 de Setembro de 1996.
  13. “A oratória da angústia no de António Nobre”, Colóquio: “Gomes Leal, um estranho génio poético na viragem do século XIX”, Sociedade da Língua Portuguesa, 2 de Dezembro de 1996.
  14. Curso de formação contínua de professores subordinado ao tema: O Português no Ensino Secundário: dos programas reajustados aos novos manuais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, de 17-21 de Novembro de 1997.
  15. Acção de formação: O Português no Ensino Secundário: dos programas reajustados aos novos manuais, Centro de Formação de Professores do concelho de Sintra, Escola Secundária de Mem Martins, 30 de Janeiro de 1998.
  16. Acção de formação: O Português no Ensino Secundário: dos programas reajustados aos novos manuais, Centro de Formação de Professores do concelho de Oeiras, Escola Secundária Marquês da Fronteira, 5 de Fevereiro de 1998.
  17. Acção de formação: O Português no Ensino Secundário: dos programas reajustados aos novos manuais, Centro de Formação de Professores do Porto, Escola Secundária de Rodrigues de Freitas, 20 de Fevereiro de 1998.
  18.  ”A desglobalização da formação inicial de professores de Português e língua estrangeira”, VIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Macau, 20-23 de Abril de 1998.
  19.  ”O pós-modernismo na cultura portuguesa contemporânea”, Universidade de São Paulo/Câmara Brasileira do Livro, Bienal Internacional do Livro de São Paulo, 7-10 de Maio de 1998.
  20. Tristram Shandy e Viagens na Minha Terra: paradigmas da metaficção”, Congresso Internacional do Bicentenário do Nascimento de Almeida Garrett, Coimbra, 3-5 de Fevereiro de 1999.
  21. “Álvaro de Campos e a poesia modernista-decadentista”, Escola Secundária de Cristina Torres, Figueira da Foz, 8 Fevereiro de 1999.
  22. “Condições pós-modernas da ficção de Alexandre Pinheiro Torres”, II Colóquio Internacional de Outono, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, 18 e 19 de Novembro de 1999.
  23. “A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen no programa de Português (12º ano”, Escola Secundária Padre Neto, Queluz, 21 de Março de 2000.
  24.  ”A construção do ficcionismo na literatura”, XXI Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, 6-8 de Abril de 2000, Viseu.
  25.  ”O tédio e o ultra-estafanço-de-tudo na poesia de António Nobre”, Jornadas de António Nobre, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 9-10 de Novembro de 2000.
  26. “ A ficção de Alexandre Pinheiro Torres”, Câmara Municipal de Amarante, 17 de Fevereiro de 2001.
  27. “O que é que ensinamos quando ensinamos literatura? – Fundamentação da didáctica anti-essencialista da literatura”, IV Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, 6-8 de Março de 2001.
  28. “Every Poet is a Genius – Commonplace. Notes towards the definition of literary imagination”, XXII Encontro da APEAA,Universidade do Algarve, Faro,  22-24 Março de 2001.
  29. “Para a definição do conceito de estudos anglo-portugueses”, I Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses, Lisboa, 6-8 Maio de 2001.
  30. “Professing Literature: Teacher-response criticism”, Conference 2001, International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, Amesterdão, Holanda, 11-13 de Julho de 2001.
  31. “A formação do professor de literatura”, I Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas, Faculdade de Letras de Coimbra, 15-16 de Fevereiro de 2002.
  32. “O que é ser professor de literatura?”, VII Encontro de Professores de Português, Areal, Lisboa, 16 de Maio de 2002.
  33. “A reforma curricular da FCSH e o futuro dos cursos de LLM”, Dia dos Cursos de Letras e Ciências Humanas, Conselho de Cursos de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga, 30 de Outubro de 2002.
  34. “Que acreditação/avaliação de cursos no Ensino Superior?”, Conferência “Acreditação/Avaliação versus Ordens Profissionais”, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 20-11-2002.
  35. “Identidade do Professor na Perspectiva Social”, II Jornadas de Educação: “Da escola que temos à escola que queremos”, Centro de Recursos da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 27 de Novembro de 2002.
  36. “A Reorganização do Ensino Superior: Os Modelos de Gestão”, Encontro do SNESup, “Autonomia / Gestão / Financiamento — As questões do CIPES e algumas respostas”, Metropolitan Lisboa Hotel, 21 e 22 de Fevereiro, 2003.
  37. “New Trends for Language Courses in a Student-Oriented Curriculum: -Restructuring Language Undergraduate Courses within the European Credit Transfer System (ECTS) and the Principles of the Bologna Declaration”, Colóquio LINGUA (UE) “Promouvoir l’apprentissage des langues vivantes de l’Europe: politiques et méthodologies”, 7-9 Abril de 2003, ENESAD – Tour Erasme – Campus Universitaire Montmuzard, Dijon, França, Abril de 2003.
  38. “Considerações sobre o cânone e o professor de Português, “Ensino do Português para o Século XXI”, Faculdade de Letras de Lisboa, 25 de Março de 2004.
  39. “Self-reflexivity, Discourse and Myth in James Joyce and Portuguese Contemporary Literature”, James Joyce Centre, Dublin, Irlanda, 21 de Abril, 2004.
  40. “Das possibilidades de representação do mundo na ficção britânica contemporânea”,The Portuguese Association for Anglo-American Studies,  25th Annual Conference, April 22-24, 2004, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real.
  41. “A resistência ao ensino da história literária”, II Encontro Nacional da SPDLL – Didáctica e Utopia: resistências (13, 14 e 15 de Maio de 2004), Universidade do Algarve.
  42. “A reconstrução da formação inicial de professores de línguas estrangeiras no novo espaço europeu: o sistema europeu de transferência de créditos (ECTS), o student-oriented curriculum, a transversalidade disciplinar e o sistema de benchmarking de avaliação de cursos” (1º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Línguas Estrangeiras Faculdade de Letras (FLUP), 15-17 Novembro 2004).
  43. “A reescrita hipertextual da História no romance pós-moderno”, I.º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, B1 e B2, Campus de Gualtar, Braga, 2 a 4-12-2004.
  44. “Walking in Sophia’s Labyrinth. Feminine Victories over the Minotaur”, PSP Women’s Conference,The Voice and Choice of Women In Portugal and in the Diaspora, University of California, Berkeley, 21-25 de Abril de 2005.
  45. “O Processo de Bolonha e as questões da empregabilidade e das saídas profissionais”, Seminário “Carreiras Docentes e Saídas Profissionais”, Pró-Ordem dos Professores e Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Universidade Lusófona, Lisboa, 2 e 3 de Maio de 2005.
  46. “Waiting for the Magic European Bus: Portugal and Europeanness”, International Conference: “Writing Europe”, The British Council, Kiev, Ucrânia, 29 Junho – 3 de Julho de 2005.
  47. “Os mitos gregos na poesia de Sophia”, Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães, 13 de Outubro de 2005.
  48. “Direito natural e literatura: dos clássicos a Thomas More, Edmund Spenser e William Shakespeare”, Colóquio “Direito Natural, Justiça e Política”, Faculdade de Direito do Porto, 8-10 de Novembro de 2005.
  49. “The reinvention of storytelling in coming-of-age novels: Escola do Paraíso, by José Rodrigues Miguéis, The Prime of Miss Jean Brodie and The Finishing School, by Muriel Spark”, 27º Encontro da APEAA, Carcavelos, Cascais, 27-28 de Abril de 2006.
  50. “O cânone literário, o professor de literatura e a origem das espécies”, Faculdade de Letras de Coimbra, Programa de Mestrado em “Investigação e Ensino da Literatura Portuguesa”, 9 de Junho de 2006.
  51. “James Joyce, o modernismo e a literatura portuguesa”, Ciclo de conferências: “Literaturas EuropeiasO Imaginário Plural de um Espaço Comum”, FCSH, Lisboa, 18 de Abril de 2007.
  52. “Colorações exóticas do Alentejo em Alentejo Blue, de Monica Ali”, 28º Encontro da APEAA, Évora, “(Ex)changing Voices, Expanding Boundaries”, 19-20 Abril, 2007.
  53. “A formação de professores de Inglês no novo quadro legislativo”, Congresso APPI, Lisboa, 5 de Maio de 2007.
  54. “The resistance to genre categorization in contemporary fiction: the case of cannibalization of literary modes in the English novel”, deuxième Congrès du Réseau Européen d’Études Littéraires Comparées: “Fortunes et infortunes des genres littéraires en Europe”, l’Université Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, France), 6-7-8 September 2007.
  55. “A universidade portuguesa hoje -O Processo de Bolonha e as suas implicações nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos”, conferência-workshop apresentada para alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre, 18-2-2008.
  56. “O Poder da leitura literária (contra as formas de impoder)”, I Jornadas sobre o Ensino do Português: Dúvidas e Revisões [FCSH, 9-10 Maio 2008] <http://formarprofessores.wordpress.com>.
  57. “A viagem exótica a Portugal como preconceito literário em I Like It Here, de Kingsley Amis”, Congresso Internacional do Brasil a Macau: Narrativas de Viagens e Espaços de Diáspora, Fac. Letras de Lisboa, 10-14, Set. 2008.
  58. ”Current Trends in Teacher Performance Evaluation in Portugal”, 23º Congresso APPI, “The English Classroom Revisited”, Lisboa, Hotel SANA Lisboa, 30/4, 1/5 e 2/5 2009.
  59. “A paixão real pela literatura: Alan Bennett, a Rainha de Inglaterra et alii”, Jornada “A Paixão pela Literatura”, FCSH e Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, 19 de Fevereiro, de 2010.
  60. “A Geografia do Leitor em The Uncommon Reader“, de Alan Bennett, 31st Annual APEAA Conference, “Geographies of the Self”, Lisboa, 15–17 Abril 2010.
  61. “Imagens de Portugal na ficção anglo-americana contemporânea”, Jornadas de Investigação do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies), FCSH, 26 de Maio de 2010.
  62. “Revisão do Perfil do Professor de Literatura”, Colóquio Internacional de Estudos Literários – Pensar a Literatura no Séc. XXI (30 de Set. e 1 de Out., 2010, Universidade Católica Portuguesa – Braga).
  63. “Metas de Aprendizagem em Língua Portuguesa: o Domínio Tornar-se Leitor”, 11.º Encontro de Professores de Português, Porto, 26 de Março de 2011.
  64. “A Actualidade dos Estudos Anglo-Portugueses”, II Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 18-20 de Abril de 2011
  65. “Profissão: Professor de Literatura”, “Literatura e Educação – Encontros com Professores-Escritores”, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Maio de 2011.
  66. “Aprender uma Segunda Língua”, Conferência Internacional: “Aprender uma Segunda Língua”, ciclo de conferências Questões-Chave da Educação, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Faro, 4 de Dezembro; Lisboa, 5 de Dezembro de 2011.
  67. “The Haunting of Moral Education: Firmness in David Copperfield“, Congresso Internacional: “Charles Dickens and his Time”, CETAPS, FCSH-UNL, 18-20 de Junho de 2012.
  68. “Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages & Linguistics Studies”, 5th Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics, 9-12 July 2012, Athens, Greece.
  69. “Portugal como Fim do Mundo em Where are the Snows de Maggie Gee”, 33rd APEAA Meeting, Catholic University of Portugal, Lisbon, September 20-22, 2012; “Authority versus Alterity: The Return of Hegemony?”.
  70. “Uma reflexão humanista sobre a avaliação de conhecimentos no Ensino Superior“, Jornada de reflexão e de debate sobre avaliação na FCSH, 21-3-2013.
  71. “Relatório preliminar sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior Português Actual”, XVII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 16 e 17 de abril de 2013.
  72. “A Theory of the Abroad as fons et origo of Intercultural Awareness – Images from British and North-American Contemporary Fiction about Portugal and Elsewhere”, International Conference on Person(s), Place(s), Time(s): identity and cultural deixis, University of Bucharest Conference Centre, Sinaia, 21-23 November, 2013.
  73. “O Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal”, conferência “Multilinguismo & Empregabilidade – Novos Desafios: a Europa e o Mundo”, Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Hotel Sana Lisboa, 3 de Dezembro de 2013.
  74. “Integrating foreign languages centres into the policy of our universities eluding the economic crisis”, The sixth Wulkow Meeting of Directors of Language Centres in Higher Education in Europe,  Parkhotel Schloss Wulkow, Brandenburg / viadrina sprachen, Frankfurt (Oder) (Germany), 23rd to 26th January 2014.
  75. “O quadro estratégico europeu para o multilinguismo e a actualização da formação de professores de línguas”, I Jornadas de Ensino do Português e do Espanhol – 9 e 10 Maio, Faculdade de Artes e Letras (UBI).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *