Teoria da Literatura

MESTRADO EM LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS

Seminário principal:

Teoria da Literatura

critique

Não abre em 2014-15


PROGRAMA

A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE

1. O que é o ficcionismo? O romance enquanto narração do conhecimento. O ficcionismo como forma de antifundacionalismo. A questão da representação do real:

  • W. Burroughs: Naked Lunch (1959)
  • John Fowles: The French Lieutenant’s Woman (1969)
  • B. S. Johnson: The Unfortunates (1969) (Audio BBC)
  • David Lodge: Small World (1984)

2. O realismo mágico e a fronteira entre o real e a ficção:

  • José Saramago: A Jangada de Pedra (1986)
  • Salman Rushdie: Midnight’s Children (1985)
  • Angela Carter: Wise Children (1991)

3. A reescrita hipertextual da história:

  • José Saramago: História do Cerco de Lisboa (1989)
  • Graham Swift: Waterland (1983)
  • Peter Ackroyd: Chatterton (1985)
  • Peter Ackroyd: The Lambs of London (2004)
  • John Barth: Coming Soon!!!: A Narrative (2002)

4. O jogo da história sem história e a reinvenção do storytelling:

  • Toby Litt: Finding Myself (2003)
  • António Lobo Antunes: Manual dos Inquisidores (1996)
  • Peter Ackroyd: Hawksmoor (1985)
  • A. S. Byatt: Possession (1996)
  • Doris Lessing: The Golden Notebook (1962)

5. O conflito da interpretação da natureza do romance: romance ou novel?

  • Graham Swift: Waterland (1983)
  • A. S. Byatt: Possession (1996)

6. A questão da auto-reflexividade:

  • Doris Lessing: The Golden Notebook (1962)
  • Augusto Abelaira: O Bosque Harmonioso (1982)
  • Graham Greene: The End of the Affair (1951)

7. A autoglosa e a intertextualidade como formas de ficcionismo:

  • Augusto Abelaira: Bolor (1968)
  • ——–. O Bosque Harmonioso (1982)
  • Maria Velho da Costa: Casas Pardas (1977)
  • Mark Haddon: The Curious Incident of the Dog in the Night-Time (2003)
  • Luísa Costa Gomes: Olhos Verdes (1994)
  • Martin Amis: The Information (1995)

8. A ilusão da sequencialidade e da coesão discursiva do texto de ficção:

  • Manuel da Silva Ramos e Alface: Os Lusíadas (1977)

9. Questões em aberto sobre o romance no espaço literário do pós-modernismo:

  • O romance pós-moderno e o seu léxico interpretativo
  • A resistência à interpretação literária
  • A condição política na interpretação literária
  • A paródia como discurso privilegiado do romance pós-moderno
  • O romance que foi pós-moderno
  • O romance hipertextual

10. A lógica circular do romance na história literária: o lugar do anti-romance:

  • Laurence Sterne: Tristram Shandy (1760-67)
  • Almeida Garrett: Viagens na Minha Terra (1846)

BIBLIOGRAFIA

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ENSAÍSTICA

O ENSAIO LITERÁRIO E A PREPARAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS

Preparar um plano de trabalho (distinção entre plano de trabalho e plano de tarefas). Guias recomendados:

Recursos:

  1. Modelo de capa para apresentação dos ensaios
  2. Normas de estilo a adoptar para todos os ensaios

Guias internacionais para a concepção, redacção e apresentação formal da

Dissertação:

Bibliografia Recomendada:

  • MHRA Style Book (2002)
  • Carlos Ceia: Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª edição revista, Queluz de Baixo: Presença, 2012

 

 

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