Roteiro do Viajante no Continente e nos Caminhos de Ferro de Portugal em 1865

O Roteiro do Viajante no Continente e nos Caminhos de Ferro de Portugal em 1865, de João António Peres Abreu,  foi publicado em 1865, pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Consiste num “resumo geográfico” de Portugal (Geografia, Miscelânea e Caminhos de Ferro”), com entradas para as principais localidades, que contemplam monumentos, “passeios de recreio”, festividades, história local, divertimentos sociais, hospedarias, preços das passagens e outras atracções turísticas de várias cidades e vilas portuguesas, nomeadamente nas proximidades das linhas férreas de  então existente, funcionando como guia de viagem de comboio. Apresenta ainda uma história dos caminhos de ferro, horários e preços de ligações.

Bibliografia: João António Peres Abreu,  Roteiro do Viajante no Continente e nos Caminhos de Ferro de Portugal em 1865,  Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 1865.

Rogério Miguel Puga