Exposição Mundial de 1998 (Expo 98)

A EXPO 98, ou, oficialmente, Exposição Internacional de Lisboa de 1998,  teve como tema “Os oceanos: um património para o futuro”, e realizou-se em Lisboa, entre 22 de Maio e 30 de Setembro de 1998, também para assinalar os 500 anos (do  início) da expansão portuguesa. A exposição teve lugar junto ao rio Tejo, na zona a que hoje chamamos Parque das Nações, e onde está ainda o Oceanário  e a estação do Oriente, entre outras construções. A exposição atraiu cerca de 11 milhões de visitantes e ofereceu cerca de 5000 eventos culturais. Pavilhões como o de Macau assinalaram a expansão portuguesa e a viagem rumo ao Extremo Oriente, no século XVI.

O tema musical da exposição, “Pangea”,  foi composto em 1996 por Nuno Rebelo.

O logótipo da EXPO’98, representando o mar e o sol, foi concebido por Augusto Tavares Dias, director criativo de publicidade.

A mascote, — o Gil — foi concebida pelo pintor António Modesto e pelo escultor Artur Moreira. O seu nome homenageou Gil Eanes e foi escolhido pelo então estudante José Luís Coelho,  num concurso que envolveu escolas de todo o país.

Rogério Miguel Puga