2º Ciclo, Comunicação e Artes

Imagem You Are Welcome to Elsinore

Ana Teresa Ascenção

O conceito-base deste projecto assenta na elaboração de uma plataforma para integração de diferentes registos, nomeadamente texto, imagem, tipografia, ilustração vectorial e a voz off de Cesariny a ler o poema. A partir da reunião do material espartilhou-se o poema em diferentes extractos de forma a conseguir multiplicá-lo em vários fragmentos visando uma leitura hipertextual do mesmo a partir na navegação interactiva que cada utilizador fará pela narrativa.

Propõe-se, desta forma, vários planos de leitura e, dentro destes, diferentes níveis, de forma a potenciar, a partir da associação dos mesmos, uma leitura não-linear do poema original, tentando não desvirtuar o(s) sentido(s) que o autor quis trazer para dentro da obra. Desta peça hipermédia fazem parte apontamentos gráficos (tipográficos e vectoriais), fotografia, ilustração e som que se reúnem em composições distintas, 10 no total, correspondendo cada uma delas a uma estrofe do poema, visando uma interpretação particular – a da autora enquanto produtora de ambientes, e a do utilizador como produtor de sentidos e direcções através do avançar da narrativa. Neste seguimento, a ideia foi criar vários actos – neste poema há uma espécie de cadência configurada pela repetição do verso “entre nós e as palavras”, momento utilizado como divisória, sendo a palavra “palavras” o nó de todo o poema, bem como o elemento de ligação entre as diferentes pranchas do mesmo – e para cada um deles uma Imagem, composição interpretativa que utiliza diferentes registos – posteriormente entrecruzados através de uma plataforma (um cd-rom em flash), que permite a navegação num espaço único, que é ao mesmo tempo múltiplo e do qual derivam conceitos de intertextualidade e interactividade resultantes da abertura do texto, neste caso do poema you are welcome to elsinore.

Em suma, a intenção do presente projecto foi a de criar no espectador uma experiência pelo mundo poético de Elsinore, a cidade criada por Cesariny, cujo espaço compositivo se tornará tão mais rico quanto mais aberta for a leitura que se possa fazer dele, bem como do seu potencial de navegação. Trata-se de um objecto onde a ilustração flui de forma solta, cujos artifícios visuais surgem ao som da voz do autor, uma voz intensa e penetrante que lança na força das palavras num eco profundo, infinito.

Ficha técnica - Som: Voz off de Mário Vasconcelos Cesariny; Tipografia: Neutraliser serif, Georgia; Software: Photoshop C.S, Illustrator C.S, Flash MX, Dreamweaver MX, Quicktime pro.

Docente: Rui Torres

Sobre o DCC MediaLab

O MediaLab online do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL pretende ser um site agregador de conteúdos produzidos pelos alunos no âmbito dos cursos do DCC e integrar também vídeos de outros acontecimentos relevantes, como congressos ou conferências promovidos pelos diferentes cursos ou centros de investigação da FCSH que cooperam directamente com o DCC.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>