Estudos Literários Comparados
Curso de Pós-graduação
Grau
Número de vagas
Propinas
Objectivos educativos
1) Estudo de textos e obras de diversas tradições literárias e artísticas oriundas de diferentes épocas, visando: a) o reconhecimento de diferenças e semelhanças entre formas literárias, entre poéticas e nas relações inter-artes; b) a identificação da multiplicidade de modos como a literatura e outras artes se situam na cultura e na sociedade.
2) Conhecimento de práticas comparatistas e das condições em que é possível e fecunda a sua utilização no domínio da literatura e das suas relações com diversas artes e campos do saber.
3) Identificação e aprofundamento de problemas teóricos levantados pelo próprio acto da “comparação”.
4) Introdução a, e prática de, métodos e modos de ler textos literários, na perspectiva de um pensamento crítico e argumentado, desenvolvendo a atenção à materialidade da linguagem de cada texto e exploração das suas múltiplas possibilidades de sentido.
5) Exercício de perspectivas interdisciplinares, fazendo cruzar diferentes esferas do saber.
Competências adquiridas no final:
1) Competência de leitura e análise de escritas literárias e de obras de arte de diversas épocas e proveniências;
2) Capacidade de fazer convergir em qualquer estudo ou análise diferentes áreas do saber.
3) Capacidade de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos tanto na investigação como no exercício de qualquer outra actividade intelectual.
4) Capacidade de utilizar inventivamente os conhecimentos adquiridos em situações profissionais e de trabalho.
5) Consciência analítica das diferenças culturais, no passado como na actualidade, conducente à valorização da alteridade nas artes, na cultura e na vida social.
6) Qualidades de rigor, imaginação; de espírito crítico e argumentação, na leitura, na escrita e no discurso oral.
Condições de acesso
Licenciatura.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Aprovação em todas as unidades curriculares.
Estrutura
| Obrigatória | ||
| Código | Nome | Créditos |
| 722091119 | Estudos Interartes | 10.0 |
| 722111056 | Estudos Literários Comparatistas | 10.0 |
| 722091118 | Literatura e Ciberartes | 10.0 |
| 722111057 | Literatura e Intertextualidade | 10.0 |
| 722091120 | Topoi e Mundos Alternativos | 10.0 |
| Opção Condicionada | ||
| Código | Nome | Créditos |
| Opções | ||
| 722160004 | Teoria da Literatura (não oferecida neste ano) | 10.0 |
| 722091106 | Tópicos de Teoria da Literatura | 10.0 |






