FCSH SiteMap Contactos Imprime a página
Secções

Sociologia

Ciclo

Segundo ciclo

Percursos

Grau

Mestre

Coordenador ECTS

Iva Miranda Pires

Coordenador científico

Iva Miranda Pires

Data de abertura

28 de Setembro de 2009

Número de vagas

45 vagas

Propinas

Valor total: 2000 € Consulte as nossas condições de pagamento: http://www.fcsh.unl.pt/09-10/condicoes

Horários

2ª a 6ª feira, das 18,00h às 22,00h; sábado das 9,00h às 13,00h.

Horário de atendimento do Coordenador ECTS: 2ª feira (9.30h - 12.30h)
(Horário sujeito a confirmação)

Objectivos educativos

1) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados de orientações teóricas da sociologia contemporânea, de princípios e utensílios metodológicos e técnicos de investigação científica, e de abordagens especializadas a uma das áreas de aplicação científica e profissional;
2) Adquirir capacidade de aplicar esses conceitos e ferramentas à análise de fenómenos sociais e à intervenção reflexiva no âmbito da área de especialização escolhida; bem como a capacidade de comunicar os conhecimentos e os resultados das investigação de modo claro a públicos diversos.
Adquirir competências para, em questões multidisciplinares de natureza social, política e organizacional a que se aplica o conhecimento sociológico, e particularmente na área de especialização escolhida pelo aluno:
3) planeamento e coordenação de tarefas técnicas qualificadas em organizações;
4) planeamento, diagnóstico e resolução de problemas complexos envolvendo investigação aplicada;
5) a definição de dispositivos de monitorização e avaliação de politicas públicas nacionais e de projectos locais;
6) o desempenho de cargos técnicos superiores com funções de coordenação e de elevada autonomia;
7) o desempenho em profissões intelectuais e científicas, incluindo o planeamento e a execução de tarefas qualificadas de investigação, sob supervisão;
8) o desempenho de tarefas de concepção e produção de conteúdos intensivos em conhecimento para diferentes públicos e meios de comunicação;
9) o prosseguimento de formação avançada para a investigação, designadamente de nível doutoral.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006.
2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
a) Classificação de licenciatura;
b) Currículo académico e científico;
c) Currículo profissional;
d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio com Relatório
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias.
2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.
3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.
4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação.
5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

 © Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa topo topo 
Avenida de Berna, 26-C | P 1069-061 Lisboa | Tel.: (+351) 21 790 83 00 | Fax: (+351) 21 790 83 08
última modificação 2010-02-04