GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO














Teses 1985-2007

 

 




 

 

PROJECTO TRANSVERSAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA da cultura e das ideias


O projecto transversal sobre História e historiografia significa o reconhecimento de uma necessidade. Este projecto implica a participação colectiva numa discussão permanente sobre temas de natureza teórica e metodológica.

Teve início em Abril de 2006 com o Encontro "História das Ideias / Ideias com História", e prosseguiu, em 2007, por uma forte participação de quatro investigadores do CHC (pertencendo a quatro diferentes grupos neste Centro), na Conferência de Bucareste (Maio 2007) sobre Historiografia da Cultura e questões metodológicas associadas. Estes dois momentos levaram à formalização de um projecto com o título "História e historiografia da cultura e das ideias" que levou à realização, entretanto, de uma conferência sobre historiografia oitocentista (em 2008) com a participação de Edoardo Tortarolo (Univ. Piemonte Oriental, em Vercelli), bem como nova participação noutro encontro em Bucareste (2010) sobre a relação entre História e literatura.

Mais recentemente, a conferência de Mirna Velcic-Canivez, Univ. Lille 3, "L’importance des noms d’auteur dans le discours historique. (Les savants, les puissants et les inconnus)" (Maio 2012), abriu um novo campo de cooperação já com iniciativas previstas para 2013.

Este projecto tem sido desenvolvido tendo, por referências internacionais, professores da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, da Universidade de Lille 3, da Universidade do Piemonte Oriental, em Vercelli e da Universidade de Bucareste.

 

 

 

TOPO INÍCIO