GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO 














Teses 1985-2007

 

 




 

 

PROJECTO GERAL CULTURA E POLÍTICA


As equipas de investigação do CHC, independentemente das suas especificidades e direcções próprias, actuam em convergência para um projecto geral do Centro.

Este projecto estabelece como prioridade o estudo das relações entre cultura e política, nas suas diversas expressões (concepção de espaços internacionais - nomeadamente a Europa e os mundos ibéricos e luso-ibero-americano -, concepção de diferentes identidades e referências, incluindo questões sobre racionalidade, verdade e cidadania, concepção da própria cultura política, e os meios por que se expressa, incluindo as diferentes práticas de discussão política escrita, informação ou censura.

Este projecto, tal como aqui é apresentado, envolve todos os grupos e investigadores do CHC, os que trabalham em ideias científicas como os que se dedicam fundamentalmente à Filosofia do Direito, os que se debruçam sobre ideias e práticas da diplomacia, bem como os que estudam as raízes das referências europeias, ou aqueles que trabalham revistas, jornais ou folhetos manuscritos.

Além da investigação diária conduzida por cada grupo, procurando atingir objectivos relacionados com este projecto geral, existem alguns exemplos de iniciativas relevantes juntando investigadores de todos os grupos. O Congresso "Identidade e cidadania" (2007)e o Congresso "Representações da República" (2010) são dois dos mais bem sucedidos.


 

TOPO INÍCIO