GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO
















Teses 1985-2007

MAPA DO SITE | CONTACTOS |
OUTRAS LIGAÇÕES














 




 

SEMINÁRIO LIVRE DE HISTÓRIA DAS IDEIAS

Investigadores Integrados no CHC:

Luís Crespo Andrade(Coordenador)

Adelaide Machado
António Camões Gouveia
António Paulo Oliveira
Daniel Melo

Luís Manuel Bernardo
Miguel Vieira



Outros Investigadores do SLHI:


António Baião
José Manuel Cordeiro
Maria João Cabrita
Maria Teresa Santos
Pedro Silva
Pedro Lisboa
Sandra Lobo
Zília Osório de Castro

Bolseiros (BII 2010):

Tiago Alves Silva
Tiago Câmara Pereira
Bernardo Cruz

Bolseiros (BII 2009):

Pedro Morais
Sofia Oliveira Martins

 

- OBJECTIVOS

- INVESTIGAÇÃO EM CURSO

- RESULTADOS

- ACÇÕES


- DOCUMENTOS

 

- ENTREVISTA:
"Understanding Goan intellectuals of another era", The Navhind Times, Goa, 8 de Abril de 2012.


p.2, p.3.

     

OBJECTIVOS:

A investigação desenvolvida pelo Seminário Livre de História das Ideias tem as revistas de ideias e cultura portuguesas do século XX como objecto de estudo.
A finalidade geral da investigação desdobra-se em três planos:
- a reedição electrónica e integral das revistas consideradas (acompanhada por estudo monográfico, descritivos e analíticos elaborados segundo os critérios Porbase, reprodução de documentação relevante);
- o estudo da doutrina e da história destas publicações periódicas e dos movimentos culturais e políticos que desencadearam e consolidaram;
- a preparação de bases de dados, assentes nos analíticos, que facultem a informação necessária à elaboração de dicionários de articulistas, conceitos, temas, recepção de autores e obras, seja no âmbito de cada um das correntes de pensamento consideradas seja no seu conjunto.
O trabalho de pesquisa e edição obrigou à concertação de esforços com outras entidades com objectivos afins. É o que se verifica, a título permanente, com a Biblioteca Nacional de Lisboa e a Fundação Mário Soares (de que resultou a página electrónica no portal da BNP e a Colecção de Revistas de Ideias e Cultura, editada pela Fundação Mário Soares). Foi o que ocorreu, de forma circunstancial, com o apoio da Fundação Calouste Gulbekian à edição do livro Revistas, Ideias e Doutrinas – Leituras do Pensamento Contemporâneo, e desta e do Centro Nacional de Cultura, na edição do dvd de O Tempo e o Modo.


INVESTIGAÇÃO EM CURSO

- Actualmente, o grupo está empenhado em desenvolver o p
rojecto POCI/HAR/60876/2004 (agora PPCDT/HAR68076/2004), "Edição de revistas de ideias e cultura do século XX", avaliado e financiado pela FCT.

- Estuda e prepara a edição electrónica de dez revistas relevantes na história cultural e política do século XX (A Águia, Nação Portuguesa, Atlântida, Sol Nascente, Suplemento Literário e Artístico de A Batalha, Estudos, Raiz e Utopia; Educação Feminina, Revista de Educação Geral e Técnica).

- Trabalha na elaboração e publicitação de bases de dados de títulos, articulistas, conceitos e autores como assunto em revistas culturais (reprodução de estudos, elaboração de thesaurus e de ficheiros de analíticos unificados, recolha e publicitação de documentação);
- Prepara a publicação de dicionários temáticos dos movimentos de intelectuais estudados;
- Desenvolve pesquisa em colaboração com investigadores universitários brasileiros tendo por objecto revistas de matriz luso-brasileira (revistas Atlântica e Atlântico).



RESULTADOS

A actividade do Seminário Livre de História das ideias desenvolveu-se em cinco níveis autónomos que correspondem a cinco linhas de realizações:
- debates, promovidos no decurso de quatro seminários anuais, procurando clarificar questões teóricas respeitantes aos movimentos doutrinários em estudo, bem como a questões técnicas decorrentes da análise e indexação dos textos publicados nas revistas;
- organização e participação em iniciativas científicas visando o estudo e debate de revistas de ideias e cultura, bem como temas relacionados;
- preparação da edição electrónica das revistas seleccionadas e publicação de quatro títulos;
- publicação de vários estudos sobre o tema, incluindo uma série de conferências promovidas pelo Seminário, com a participação de especialistas reputados;
- aperfeiçoamento dos padrões científicos da edição electrónica das revistas (em parceria com a Biblioteca Nacional, a Fundação Mário Soares e a Companhia Multimédia Creatix).


Publicações:

Livro:

AAVV, Revistas, Ideias e Doutrinas. Leituras do Pensamento Contemporâneo, Lisboa, Livros Horizonte, 2003.

artigos e capítulos de livros:

Luís Manuel Bernardo, “A equivocabilidade do Sujeito de Enunciação na Teoria do Ser e da Verdade de José Marinho: ‘Nenhuma Filosofia sem uma Teoria do Amor’”, in Actas do Colóquio Sobre o Pensamento de Álvaro Ribeiro e José Marinho, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
_________, “Breves considerações sobre o termo ‘Herói Moral’”, in Caminhos do Pensamento: estudos em Homenagem do Professor José Enes, Lisboa, Colibri / Universidade doa Açores, 2006.
Luís Crespo de Andrade, “A grande viragem. Transformações da figura do intelectual nos anos 30”, in António Pedro Pita e Luís Trindade (coords.), Coimbra, ariadne editora / ceis20, 2005, pp. 315- 331.
Maria João Dias Neves Cabrita, “Racionalismo crítico”, in António Reis (coord.), As grandes correntes políticas e culturais do século XX, Lisboa, Edições Colibri – Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2003, pp. 191-209.
Zília Osório de Castro, “Brotéria: permanência, continuidade e inovação”, in Fé, Ciência, Cultura: Brotéria – 100 anos, Lisboa, Gradiva, 2003, pp. 545-561.

________, “Os intelectuais e o feminismo”, Revista de História das Ideias, vol. 24, Coimbra, 2004, pp. 453-474.

edição e estudos:

Nota prévia e importante: A mais significativa expressão da produção científica deste grupo vê-se na edição das revistas seleccionadas – com estudos monográficos, indexação analítica e compilação de documentos – em suporte electrónico. Desde 2003, o Seminário Livre publicou quatro revistas: duas on-line em parceria com a Biblioteca Nacional e duas outras– uma em CD-ROM e outra em DVD-ROM – em parceria com a Fundação Mário Soares:

- Portugália, http://purl.pt/283
- Estudos Sociais, http://purl.pt/739
- Alma Nacional, Colecção de Revistas de Ideias e Cultura, nº. 1, Lisboa, Fundação Mário Soares, 2004.
- O Tempo e o Modo – Iª. série, Colecção de Revistas de Ideias e Cultura, nº. 2, Lisboa, Fundação Mário Soares, 2006.

- O Tempo e o Modo – 2ª. série, Colecção de Revistas de Ideias e Cultura, nº. 3, Lisboa, Fundação Mário Soares, 2008.

ACÇÕES

Conferencias organizadas (desde 2004):


- Adelino Cardoso, Vamos fazer uma revista? A vida precária das revistas de Filosofia (Filosofia Actual, Logos, Filosofia, Análise, Philosophica), FCSH - UNL, 21 Abril 2005.
- António Paulo Simões Dias de Oliveira, O louletano Leão Ramos Ascensão e o Integralismo Lusitano, Universidade do Algarve, Julho 2004.
- António Paulo Simões Dias de Oliveira, Vida e Obra de Leão Ramos Ascensão, Arquivo Distrital de Loulé, Outubro 2004.
- António Paulo Simões Dias de Oliveira, Francisco Fernandes Lopes e a “Epidemia do Integralismo Lusitano”, Universidade do Algarve, Julho 2005.
- Augusto Fitas, Revistas Científicas em Portugal, FCSH – UNL, 17 Março 2005.
-Jean-Pierre Cometti,
Robert Musil: l’art du roman et la connaissance de l’écrivain, FCSH - UNL, 16 Maio 2007.
- Jorg
e Ramos do Ó e Luís Carvalho, Revistas de Educação Século XX, FCSH – UNL, 7 Julho 2005.
- Luís Manuel Crespo de Andrade, Três auroras. Polémicas nos anos trinta, Hemeroteca Municipal de Lisboa, 18 Março 2004.

 

DOCUMENTOS 

- Revistas, Ideias e Doutrinas. Leituras do Pensamento Contemporâneo - Índice
- Revistas, Ideias e Doutrinas. Leituras do Pensamento Contemporâneo - Introdução
- Portugália, http://purl.pt/283
- Estudos Sociais, http://purl.pt/739

- ENTREVISTA:
"Understanding Goan intellectuals of another era", The Navhind Times, Goa, 8 de Abril de 2012.

p.2, p.3

 

TOPO INÍCIO