Abrantes

Águeda

Albergaria-a-Velha

Albufeira

Alcácer do Sal - Base de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos.

Alcoutim

Alenquer

Aljustrel

Almada

Arraiolos

Aveiro

Barcelos

Barreiro

Batalha

Beja - Base de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos.

Bragança

Caminha

Cascais - Disponibiliza Base de dados com documentação digitalizada

Celorico da Beira

Chaves

Coimbra - Disponibiliza o Catálogo Actual. Está disponível o catálogo da Colecção de Cartas Originais dos Infantes, e suas digitalizações. O Inventário do Arquivo de Aires de Campos pode ser descarregado aqui (o primeiro volume, contendo a descrição dos pergaminhos, está encadernado no final do volume)

Constância - Base de Dados com possibilidade de pesquisa

Coruche

Covilhã

Elvas

Espinho

Estarreja – Disponibiliza Guia

Estremoz

Évora

Fafe - Tem cadastro de fundos

Faro

Figueira da Foz

Figueira de Castelo Rodrigo

Fornos de Algodres

Freixo de Espada à Cinta

Gouveia

Grândola

Guimarães - Disponibiliza vários instrumentos de descrição documental. Consulte-se também o Roteiro do Fundo Documental da Colegiada de Guimarães, de Maria José Meireles.
Veja-se o artigo "Catalogo dos pergaminhos no archivo da Insigne e Real Collegiada de Guimarães", de Oliveira Guimarães:
N.º I-XXXV
N.º XXXVI-LXV
N.º LXVI-CXVI
N.º CXVII-CLXII
N.º CLXIII-CCIV
N.º CCV-CCXL
N.º CCXLI-CCLXXX
N.º CCLXXXI-CCC
N.º CCCI-CCCLX
N.º CCCLXI-CDXII

Idanha-a-Nova

LagoaBase de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos

Leiria

Lisboa – Base de Dados com possibilidade de pesquisa nos fundos do Arquivo Histórico e Fotográfico.
O Gabinete de Investigação e Estudos da Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza catálogos cronológicos da documentação medieval existente no arquivo de D. Dinis a D. Duarte

Loulé

Loures - Descrição de fundos

Lourinhã

Lousã - Possui catálogo dos pergaminhos

Lousada

MafraBase de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos

Manteigas

Penafiel

Penamacor - Disponibiliza inventário

Pombal

Ponte de Lima - Base de Dados com possibilidade de pesquisa com acesso a digitalização de pergaminhos, cartas régias, etc. Veja-se o artigo "Os pergaminhos da Câmara de Ponte de Lima", de Cunha Brito:
N.º1-13
N.º 14-19
N.º 19 (cont.)
N.º 20-29
N.º 30-47
N.º 48-75

Portel

Portimão - Disponibiliza Guia de Fundo Provisório

Porto - Veja-se o Índice e sumários por ordem cronológica de todos os documentos de interesse geral histórico, desde os mais antigos, até o ano de 1847, existentes no Arquivo Municipal do Pôrto

Porto de Mós

Póvoa de Varzim. Disponibiliza inventários

Proença-a-Nova

Redondo

Reguengos de Monsaraz – Disponibiliza Guias de Fundos

Ribeira Grande – Disponibiliza Guia de Fundos

Santarém

Santiago do Cacém - Disponibiliza listagem de fundos

Seia

Seixal

Serpa

Sertã

Sesimbra

Silves

Sines – Disponibiliza Guias de Fundos, Inventários e outros documentos úteis

Sintra

Tavira - Disponibiliza guias de fundos. Base de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos

Terras de Bouro – Disponibiliza Inventário

Torre de Moncorvo

Torres Vedras - Disponibiliza Guia de alguns fundos

Trancoso

Trofa

Vale de Cambra

Valença

Valongo

Viana do Alentejo – Disponibiliza Inventário

Viana do Castelo

Vidigueira

Vila do Conde

Vila Franca de Xira

Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Gaia – Disponibiliza Inventário

Vila Real – Disponibiliza Inventário. Base de Dados com possibilidade de pesquisa de palavras ou pesquisa orientada com descrição pormenorizada dos fundos

Vila Real de Santo António

Vila Viçosa

Veja-se, adicionalmente, o anexo documental da dissertação de doutoramento em Arquivística de Fernanda Ribeiro O acesso à informação nos Arquivos que a Biblioteca Digital da Universidade do Porto disponibiliza em linha, com uma listagem de instrumentos de acesso à informação existentes nos arquivos da administração central, local e pública.