foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Morreu o Pioneiro do Rock


 
Rolling Stone 

Lou Reed
  Lou Reed morreu este domingo em Long Island (EUA) aos 71 anos. O músico foi um dos pioneiros do rock, inventor e criador da música popular norte-americana do seculo XX.

As causas da morte ainda não são conhecidas, segundo a Revista Rolling Stone, é provável que não sejam alheias ao transplante do fígado, a que foi submetido em maio deste ano.

Após a cirurgia Lou Reed em mensagem para os fãs afirmou “ sentir-se mais forte do que nunca…mal posso esperar para estar nos palcos, compor novas cancões para me ligar com os vossos corações e espíritos”.

Citando a noticia da sua morte, escreve a Rolling Stone, Lou Reed “casou a beleza e o barulho, dando uma nova honestidade, em termos de letras à poesia do rock”.

Lou Reed foi compositor, musico, guitarrista e líder dos Velvet Underground. Fez parte de um grupo restrito de músicos, que ajudou a dar forma ao cenário do rock nos últimos 50 anos.

Com o galês Jonh Cale, funda os Primitives, que mais tarde foram rebatizados para The Warlocks e dai para os The Velvet Underground, segundo alguns críticos a melhor banda de rock de todos os tempos. Mantem durante muitos anos uma ligação muito estreita com o lendário artista Andy Warhol.

Com o fim dos Velvet Underground nos anos 70, Lou Reed inicia uma carreira a solo. Com a preciosa ajuda na produção de David Bowie, atinge o estrelato com o mundialmente conhecido “ Walk on the wild side”. “Sweet Jane” e “Perfect Day” são outros dos temas que o levaram ao sucesso.

Jonh Cale escreveu no twitter “ O mundo perdeu um enorme compositor e poeta, eu perdi o meu parceiro de escola”. Os Pixies também na rede social assinalaram um” RIP LOU REED…A LEGEND”. O amigo Iggy Pop escreveu somente “ Estas são noticias devastadoras”.

O último concerto de Lou Reed em Portugal foi em Julho de 2008, no Campo Pequeno em Lisboa.

Bissexual assumido, o músico era casado com a artista experimental Laurie Anderson.

     
artigos relacionados:

     
paulo castanheiro
pcastanheiro@gmail.com