foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Os dias com o Doc


 
  Os dias com ele, um filme de Maria Clara Escobar, entra em mais uma edição do Doclisboa"13, a decorrer até ao dia 3 de Novembro. Um filme dedicado às memórias e à analogia entre a vivência do ser e a sua História.

A realizadora luso-brasileira, embarca numa viagem ao passado em busca da história de seu pai, Carlos Henrique Escobar, dramaturgo e pensador, imigrado em Aveiro há 12 anos. O pai de jovem cineasta revela-se num documentário marcado pela acesso às recordações que lhe conferem identidade. Intelectual, preso e torturado durante o período de ditadura militar, fala pela primeira vez sobre os momentos em que a dor era um estado permanente.

Com uma simplicidade única, Maria Clara Escobar desmistifica as origens de seu pai, um dos mais provocativos dramaturgos dos ano 60/70, e simultaneamente constrói uma identidade que há muito procura e que história a história vai construindo.

O Doclisboa tem proporcionado um serviço educativo mais alargado, apostando num público cada vez mais juvenil. Neste contexto, o Fora de Linha conversou com alguns dos estudantes presentes, numa troca de impressões acerca de "Os dias com ele", documentário que parece ter impressionado o público presente.

O Doclisboa vem celebrar mais uma vez o cinema, nesta edição de 2013. Os palcos das novas películas deste ano estão espalhados um pouco por toda a cidade de Lisboa, entre Culturgest, São Jorge, City Alvalade, Cinemateca e ainda do outro lado da margem, em Almada.

     
artigos relacionados:

     
Carolina Cebola Mendes
carolina.cebola@gmail.com