foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Democracia como palavra de ordem em Arruda dos Vinhos
PS toma posse da presidência da Câmara após 16 anos de PSD


 
  Foi no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, que se deu a tomada de posse dos órgãos autárquicos para o mandato 2013-2017, eleitos nas últimas eleições autárquicas. Estiveram presentes e tomaram posse os novos membros da vereação, o novo Presidente da Câmara, André Rijo, os novos deputados da Assembleia Municipal e a sua Presidente, Catarina Gaspar. A promessa foi a de um mandato “justo, sério e inovador pelas gentes de Arruda”.

Em primeiro lugar, tomaram posse os vereadores e o Presidente da Câmara perante o presidente da Assembleia Municipal cessante, Luís Rodrigues. André Rijo leu o juramento e assinou os autos de posse, seguido dos vereadores, 3 eleitos da lista do Partido Socialista e 3 da lista do Partido Social Democrata. Seguiu-se a tomada de posse dos novos membros da Assembleia Municipal e da sua Presidente.

A Assembleia Municipal reuniu de imediato em plenário para a eleição da Mesa, à qual concorreu uma só lista. A votação foi favorável por parte do PS. PSD e CDU abstiveram-se. Foi ainda eleito o representante do Concelho na Associação de Municípios. O escolhido foi o novo Presidente da Câmara do município de Arruda dos Vinhos.

A sessão terminou com uma ronda de discursos em que a palavra de ordem foi a democracia. Catarina Gaspar realçou “o lado democrático da campanha” e o “bem-estar na transição do poder do PSD para o PS”. Seguiu-se o discurso do líder da CDU, Porfírio Matos e do líder da bancada Social-democrata, Rui Silva que destacou a disposição da parte do PSD para auxiliar o novo executivo. Por último, discursou o novo Presidente, André Rijo, agradecendo o voto de confiança e prometendo dar o seu melhor pelos eleitores.

Após o encerramento da sessão, muita da assistência permaneceu nas imediações discutindo o futuro do Concelho num ambiente de entusiasmo e cordialidade entre os apoiantes dos diversos partidos políticos, como se pode comprovar pelo depoimento de Carlos Cunha, o candidato mais novo à Assembleia Municipal, com 18 anos.



     
artigos relacionados:

     
Carlota Sales
carlotsales@hotmail.com