foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Estreia Europeia do filme Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar
Doclisboa’13: 11º Festival Internacional de Cinema de 24 de Outubro a 3 de Novembro


 
  O cinema Luso-Brasileiro marca presença na edição do Doclisboa deste ano com Os Dias com Ele , filme de Maria Clara Escobar. Este apresenta-se enquanto documentário que explora temas como a relação entre a cineasta e o seu próprio pai, Carlos Henrique Escobar, e a época da ditadura militar no Brasil. É um filme que espelha as linhas orientadoras do festival já que aborda a implicação entre o íntimo e o político.

Na passada sexta-feira, 25 de Outubro, foram realizadas, na Culturgest, exibições direccionadas ao serviço educativo, durante as quais foi apresentado o filme da realizadora brasileira. A sessão foi coordenada pela responsável, Eva Ângelo, que, antes da exibição, introduziu o filme destacando os seus aspectos mais emblemáticos:

O documentário em questão destaca-se pelo recurso que faz à intimidade, já que contém em si o seu próprio making of , levantando questões acerca dos seus limites éticos. É explorada a relação entre pai e filha e simultaneamente entre cineasta e personagem, abrindo um confronto no que à realização do filme diz respeito.

Após a mostra do documentário foi aberto o espaço para um debate sobre os elementos mais distintos do mesmo. Seguidamente destaca-se o depoimento de um membro da audiência, Paulo Neves, voluntário na área da Comunicação no Doclisboa’13 e estudante universitário. O voluntário destacou os aspectos que achou mais distintos em Os dias com ele, em contraste com outros do mesmo género.

Os dias com ele, é um dos filmes que integram a competição portuguesa de longas metragens. Foi exibido no passado sábado e terá lugar uma última exibição na próxima segunda-feira, 28 de Outubro, no City Alvalade.

     
artigos relacionados:

     
Jéssica Bruno
jess.bruno@hotmail.com