foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Emoções e sentimentos: o que os distingue?


 
  Esta foi uma das perguntas a que João Lobo Antunes- especialista de neurocirurgia e presidente do Instituto de Medicina Molecular- tentou responder no ciclo de conferências «Morality and emotion: (un)conscious journey to being». As palestras realizaram-se dia 11 de Outubro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O professor explicou que, por um lado, as emoções são uma sensação física e resultam de uma avaliação inconsciente de dada situação. Os sentimentos, por outro, são uma consequência dessa análise, existindo um estado de consciência. Os próprios julgamentos morais que, aparentemente, estão ligados a uma componente racional dependem de fatores fisiológicos e reativos- as emoções. Contudo, a informação é assimilada de maneira diferente pelos seres humanos. As memórias, a vivência, a personalidade são outros elementos que desencadearão uma resposta do cérebro.

Estas e outras questões foram desenvolvidas por outros oradores ao longo do dia. Provenientes da área da filosofia da linguagem (Vasco Correia), da Antropologia (Jamshid Tehrani), do desenvolvimento humano (Philipp Nielsen) e da Literatura Tradicional (Carlos Augusto Ribeiro, Ana Paula Guimarães e Sara Silva), os especialistas levaram a audiência a uma viagem em direção às emoções do ser humano.

     
artigos relacionados:

     
Catarina Salvado
catarinapsalvado@gmail.com