foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Nova Junta de Freguesia de Rebordosa promove cultura


 
  No passado Domingo, foi inaugurado o novo espaço da Junta de Freguesia de Rebordosa que irá agora acolher o Centro Social e Cultural da cidade. A "nova" Junta de Freguesia de Rebordosa tem agora salas destinadas às Associações locais, espaços para acções de formação e assistência social e, principalmente, uma Biblioteca Multimédia de acesso livre e gratuito a toda a população.

Depois de seis meses em obras, o novo espaço foi aberto à população, numa manhã em que nem a chuva impediu cerca de 250 rebordosenses de marcarem presença. O evento contou com um discurso do Presidente de Junta, Elias Barros, uma visita guiada às instalações e com a inauguração simbólica do espaço, seguidos de um pequeno lanche.

O principal objectivo da remodelação foi" a criação de um espaço essencialmente dedicado à cultura e com uma maior e melhor capacidade de responder às necessidades das pessoas, associações e colectividades", referiu o autarca.

Desde o início do seu primeiro mandato, em 2009, que o Executivo da Junta de Freguesia de Rebordosa começou a trabalhar em prol da realização do projecto de remodelação e requalificação do principal edifício da cidade, que viria a ser, mais tarde, assinado pelo Arquitecto José Dias. Contudo, foi apenas em 2011 que foi apresentada a candidatura do mesmo ao PRODER que, inicialmente, respondeu de forma negativa ao pedido, por não existirem verbas de fundos comunitários suficientes.

A obra, avaliada em aproximadamente 250 mil euros, foi financiada em 75 por cento pelo PRODER- Programa de Desenvolvimento Rural- e não contou com qualquer tipo de ajuda por parte da Câmara Municipal.

     
artigos relacionados:

     
Rita Barros
ritacbbarros@gmail.com