foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Destruição dos oceanos em exposição no Oceanário de Lisboa


 

Exposição «Planet Ocean»
  O Ocenário de Lisboa foi o palco escolhido para a exposição fotográfica «Planet Ocean». É composta por um conjunto de 35 fotografias aéreas e subaquáticas que relatam o impacto da intervenção do homem na destruição dos oceanos. A entrada é gratuita e está patente de 24 de Setembro a 6 de Janeiro.

Em 1992, durante a Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, todos os países membros das Nações Unidas consideraram a conservação dos oceanos uma prioridade. Contudo, com o decorrer dos anos, apenas 1,4% dos nossos oceanos estão realmente protegidos.

Yann Arthus-Bertrand e Brian Skerry são os fotógrafos que dão vida à exposição fotográfica, que nos leva a uma viagem pelos oceanos, envolvidos em combinações de cores e paisagens impressionantes, que fazem o público reflectir. Poluição, pesca excessiva, exploração dos recursos, destruição dos ecossistemas ou alterações climáticas, são alguns dos temas que podem ser vistos nesta série de fotografias de grandes dimensões. Cada legenda dá a conhecer aos visitantes as ameaças e a pressão que os oceanos sofrem diariamente.

A Fundação Good Planet tem como principal missão o desenvolvimento da consciência humana para a conservação da natureza, fomentando a adopção de um estilo de vida que respeite mais a Terra e os seus habitantes, encorajando as pessoas a ter um papel mais activo a favor do Planeta.

«Planet Ocean» é também o nome do documentário que dá origem a esta exposição. Foi realizado por Arthus-Bertrand e relatado na primeira pessoa, com o intuito de alertar todo o mundo para as várias ameaças que os ecossistemas marinhos enfrentam.

     
artigos relacionados:

     
Filipa Assunção
filipassuncao@gmail.com