foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Festa do cinema francês traz Caroline Champetier a Portugal
Masterclass conduzida por directora de fotografia francesa no Institut Français du Portugal


 
 

Caroline Champetier, reconhecida no mundo do cinema, a nível mundial, conduziu, no âmbito da 14ª festa do cinema francês, uma masterclass, no Institut Français du Portugal. Nesta aula, Champetier percorreu o seu trajecto profissional, destacando Jean Luc-Godard, um nome sonante do cinema francês, como uma figura importante no seu percurso. “Partilhávamos a forma de olhar para o mundo”, contou a realizadora e directora de fotografia.

Esta masterclass, levada a cabo no passado sábado, esteve aberta ao público em geral, mas era, especialmente, vocacionada para estudantes e profissionais da área do cinema e da fotografia. Caroline, que, com esta visita, esteve, pela primeira vez, em Portugal, falou da sua carreira profissional e, paralelamente, abriu espaço para abordar questões técnicas destes dois domínios das artes.

As problemáticas abordadas, como a questão da luz/sombra, que Champetier considera “muito importante” no seu percurso como directora de fotografia, foram ilustradas pela exposição de excertos de filmes em que trabalhou, tal como “Toute une nuit”, “Un couple parfait”, “Promised Land” e “Soigne ta droite”. Neste último filme, colaborou com Jean-Luc Godard. A parceria com o reconhecido realizador francês durou cerca de um ano e meio.

Para além de Godard, trabalhou também com outros importantes nomes do cinema francês, como Claude Lanzmann, Benoît Jacquot e Jacques Doillon. No seu trajecto, ganhou um César para “Melhor Fotografia”, em 2011, no filme "Des hommes et des dieux", de Xavier Beavois, e foi nomeada para vários prémios. Presidiu, de 2009 até 2012, a Association française des directeurs de la photographie cinématographique (AFC).

Com esta masterclass, dada em francês, mas com tradução para português em simultâneo, Caroline Champetier interagiu com o público e contribuiu para a divulgação da cultura cinematográfica francesa.

Um dos seus novos trabalhos, “Berthe Morisot”, teve a sua antestreia no dia 11 de Outubro, no cinema de São Jorge, no âmbito da festa do cinema francês. O festival, que começou, em Lisboa, no dia 10 de Outubro, termina a 10 de Novembro, continuando depois em Almada, Coimbra, Beja, Guimarães e Porto.

     
artigos relacionados:

     
Inês Rebelo
ines_rebelo2@hotmail.com