foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Uma viagem às emoções na FCSH
A instituição acolhe um ciclo de conferências


 
  Qual o papel e natureza das emoções na vida do ser humano? O que as distingue ou assemelha à moralidade? João Lobo Antunes marcou a sua presença, como orador, às dez horas da manhã, no ciclo de conferências «Morality and emotion: (un)conscious journey to being» tentando responder a estas perguntas de acordo com a sua área de estudo- a neurociência. As palestras realizaram-se dia 11 de Outubro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (FCSH-UNL).

O professor especialista de neurocirurgia e presidente do Instituto de Medicina Molecular desenvolveu a sua apresentação numa linha introdutória da neurobiologia. Começou por apresentar alguns acontecimentos marcantes da área, como o curioso caso de Phineas Gage – operário que, após ter sido perfurado por uma barra de metal no cérebro, alterou substancialmente o seu comportamento- que explica o facto das emoções e condutas estarem localizadas em determinadas áreas cerebrais.

O orador desenvolveu perante um auditório, quase cheio, de olhares atentos, um contraponto entre as reações emotivas e sentimentais. Se as primeiras são uma sensação física e resultam de uma avaliação inconsciente de dada situação, as segundas são uma consequência dessa análise (existindo um estado de consciência). Neste âmbito, foram dados alguns exemplos relacionados com a questão da moral e a maneira como avaliamos alguns acontecimentos de forma quase automática ou os diferentes tipos de amor como o romântico e o maternal.

Tal como Lobo Antunes, outros oradores mostraram o seu ponto de vista relacionado com o tema do ciclo, ao longo do dia. Provenientes da área da filosofia da linguagem (Vasco Correia), da Antropologia (Jamshid Tehrani), do desenvolvimento humano (Philipp Nielsen) e da Literatura Tradicional (Carlos Augusto Ribeiro, Ana Paula Guimarães e Sara Silva), os especialistas levaram a audiência numa viagem em direção às emoções do ser humano.

     
artigos relacionados:

     
Catarina Salvado
catarinapsalvado@gmail.com