foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Caroline Champetier celebra cinema francês em Lisboa
Directora de fotografia dinamizou uma masterclass no Institut Français du Portugal


 

Caroline Champetier, directora de fotografia
  Caroline Champetier, uma das mais requisitadas profissionais do cinema francês, esteve, pela primeira vez, em Portugal para dinamizar uma masterclass dedicada aos amantes da sétima arte, inserida no programa da 14ª Festa do Cinema Francês. Na sessão, analisou excertos de alguns dos seus trabalhos, como “Toute une nuit” e “Soigne ta droite”, e destacou a sua colaboração com o célebre realizador francês, Jean-Luc Godard.

Foi no passado sábado que o Institut Français du Portugal recebeu a premiada directora de fotografia, realizadora e actriz, Caroline Champetier, um nome incontornável do cinema a nível mundial. A sessão incidiu, sobretudo, no seu percurso profissional enquanto directora de fotografia e marcou a sua primeira passagem por Portugal.

Durante a masterclass foram exibidos excertos de alguns dos seus trabalhos mais relevantes, que Caroline analisou e comentou, sobretudo ao nível do jogo de luz e sombra. “Toute une nuit”, “Promised Land”, “Un couple parfait” e “Soigne ta droite” foram alguns dos filmes em análise, este último, fruto da sua colaboração com o realizador francês, Jean-Luc Godard, durante um ano e meio, que classificou como “mais enriquecedora que qualquer universidade”.

Quando questionada pela audiência, sobre o cinema português, destacou Pedro Costa, como um cineasta inovador e relevante do panorama nacional e o filme “Um amor de perdição”, de Mário Barroso.

Caroline Champetier trabalha em cinema há mais de 30 anos, tendo já colaborado com os principais nomes da realização francesa, como Godard, François Truffaut, Claude Lanzmann, Benoît Jacquot, ou Chantal Akerman. Paralelamente, foi, também, presidente da Association Française des Directeurs de la Photographie Cinématographique, de 2009 a 2012.

Como realizadora, e também integrado na celebração da 14ª Festa do Cinema Francês, Caroline Champetier apresentou, ainda, em Lisboa, o seu novo filme "Berthe Morisot".

O festival de cinema está na capital até dia 20 de Outubro, mas visitará mais seis cidades nacionais até ao início de Novembro. O programa pode ser consultado no site oficial do evento, em www.festadocinemafrances.com, e os bilhetes adquiridos nas salas e locais habituais.

     
artigos relacionados:

     
Inês de Castro Ferreira
inescbferreira@hotmail.com