foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Caroline Champetier dirige Masterclass
Festa do Cinema Francês


 

Caroline Champetier dinamiza Masterclass no Institut Français du Portugal
  No âmbito da 14ª Festa do Cinema Francês, o Institut Français du Portugal recebeu ontem Caroline Champetier. A directora de fotografia dinamizou uma Masterclass em que partilhou o seu percurso profissional. Num momento final foi ainda reservado um espaço destinado a questões por parte do auditório.

Era prevista a realização da actividade em questão na passada sexta-feira, no entanto, por motivos fora da responsabilidade de Champetier, esta foi adiada para sábado.

Sendo também conhecida enquanto actriz e realizadora, durante a sessão, Caroline mostrou preferência pelo termo directora de fotografia. Ao longo da sua exposição, Champetier destacou alguns marcos dos seus 30 anos de carreira, realçando as colaborações com outras personalidades do mundo do cinema, como foi o caso de Chantal Akerman e Jean-Luc Godard.

A imagem e a iluminação cinematográficas mereceram especial destaque por parte da directora. Caroline Champetier encadeou o seu discurso com a apresentação de uma série de excertos de filmes nos quais trabalhou, como Toute une Nuit, Soigne ta Droite e Promised Land.

A parte final da sessão consistiu num momento dedicado às questões do auditório, permitindo que Caroline desenvolvesse outras temáticas. A directora de fotografia demonstrou ainda o seu interesse pelos cineastas portugueses, referindo nomes como o de Manoel de Oliveira, César Monteiro e Pedro Costa.

     
artigos relacionados:

     
Jéssica Bruno
jess.bruno@hotmail.com