foradelinha    Trabalhos variados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Museu Berardo apresenta a maior exposição publicitária: "O Consumo Feliz"
Sociedade e Cultura no século XX


 

A maior colecção de Arte Publicitária
  O Museu Berardo, em Belém, apresenta a exposição "O Consumo Feliz", uma selecção de mais de 350 obras pintadas à mão. Única no mundo inteiro, a colecção cobre todos os aspectos da vida quotidiana ocidental de 1900 até aos anos 80.

Esta viagem ao passado da publicidade permite focar vários temas que, acompanharam a realidade deste período, tais como: moda, turismo, meios de transporte, decoração de interiores, música, cinema, lazer, alimentação e o doloroso período das duas grandes guerras.

Segundo uma entrevista dada pelo comissário da exposição, Rui Afonso Santos, ao Jornal i, “Esta colecção é provavelmente a maior do mundo e é praticamente desconhecida. É a primeira megacolecção que permite fazer um percurso pela linguagem da publicidade, assim como pela sociedade e pela cultura desde o início do século XX até às décadas de 1970/1980.”

O conjunto de obras originais é reunido pelo coleccionador José Berardo e, pertence a uma das mais prestigiadas agências de publicidade do Reino Unido, James Haworth & Company.

"O Consumo Feliz" estará presente, no Museu Berardo, até dia 5 de Janeiro de 2014. A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de terça a domingo entre as 10h00 e as 19h00.

     
artigos relacionados:

     
Elena Botnaru
elena_botnaru@hotmail.com