FF.gif (3467 bytes)

www.freedomforum.org

 

Apresentação

News about free press, free speech and free spirit.

Bolinha.gif (843 bytes)A página principal é bastante atractiva, em grande parte graças à configuração do cabeçalho utilizado – uso do vermelho, a própria palavra "free!" sobressai e capta a atenção.

Bolinha.gif (843 bytes)Apesar de incluir múltiplas caixas de texto na sua página principal, consegue manter a atenção do leitor, através dos títulos das notícias, das imagens que as ilustram e das barras de menu laterais.

Bolinha.gif (843 bytes)As notícias que vêm anunciadas na primeira página do site têm o seu desenvolvimento nas respectivas secções – First Amendment, Free Press, Free Speech, Religion, Assembly, Ombudsman, Free!Way, Technology ou International – que vêm indicadas ao lado da notícia respectiva.

Bolinha.gif (843 bytes)Além disso, dentro de cada uma destas secções podemos encontrar informações sobre temas que nos interessam e que não foram notícia desse dia.

Bolinha.gif (843 bytes)Nas barras de menu laterais encontramos "Freedoms" e "Programs"; na área central vêm os títulos dos artigos acompanhados de uma pequena introdução, por vezes uma imagem, e a secção em que se encaixam.

 

Prós

  Actualização da página ao longo do dia.

Bolinha.gif (843 bytes)Barra de menu do lado esquerdo evita que o cibernauta se perca. Num site tão vasto e com tanta informação, esta ferramenta é determinante.

  Possui um motor de pesquisa interno.

Bolinha.gif (843 bytes)Notícias são organizadas de acordo com a data em que foram editadas. A actualidade das informações vai diminuindo à medida que fazemos o scroll down, o que não significa necessariamente uma perda de interesse.

Bolinha.gif (843 bytes)No final de cada secção tem sempre dois ítens que incluem publicações e outras notícias relacionadas.

Bolinha.gif (843 bytes)Na categoria Programs engloba um conjunto de funções que vão desde a consulta de uma panóplia bastante alargada de notícias (Newseum), um sumário diário das notícias divulgadas numa variedade de jornais (Presswatch), assuntos relacionados com o ensino, os estudantes e alguns projectos em desenvolvimento (Journalism Education), problemas e louvores dos profissionais do jornalismo (Professional Journalism), comentários e fóruns realizados (Free Press/Fair Press), uma listagem de todas as publicações editadas pelo Freedom Forum (Publications), um grupo de discussão (Forum) e até a audição de rádio se o seu computador o permitir (Free!Radio)

 

Contras

  Scrolling down interminável.

Bolinha.gif (843 bytes)Site predominantemente norte-americano, quer ao nível das notícias e informação divulgadas, como das próprias publicações disponibilizadas.

  Poucas imagens.

Bolinha.gif (843 bytes)Mesmo no Free!Way, quase todas, senão todas, as organizações referidas são norte-americanas.

Bolinha.gif (843 bytes)Existe sempre, dentro das diferentes secções uma barra inferior que facilita a navegação, o problema é que muitas vezes não se consegue chegar à parte inferior da secção devido à exaustão.

  Ausência de um índice organizado que oriente o leitor.

 

Interactividade

  Forum.

Bolinha.gif (843 bytes)E-mail – ombudsman, ao próprio Freedom Forum, bem como a outros organismos e pessoas que se incluem neste projecto.

Bolinha.gif (843 bytes)Incitam o leitor a contactá-los através de uma menção constante na barra de menu inferior – Contact Us.

 

Susana de Lima Ferreira
4º Ano de Ciências da Comunicação
FCSH - UNL