r15rafael2sm.jpg (23765 bytes)  O Caso Rafael Marques

Os sete sites que conclui serem os que possuiam informação mais relevante são:

1.http://www.soros.org/whats-new/rafael

r14Open-si.gif (1791 bytes)

Esta página chama-se "The case of Rafael Marques" e pertence ao "Open Society Institute", tendo desta forma a garantia de possuir informação fornecida por uma fonte institucional. Contém na totalidade os textos escritos por Rafael Marques que denunciam a situação angolana, textos esses que foram os causadores de toda a polémica e da sua detenção. Esta página tem fotos que seriam úteis a qualquer jornalista na composição de um peça sobre o assunto e ainda links para a obtenção de background adicional. Tem ainda a particularidade de possuir uma lista de contactos de organizações que estão a estudar o caso, ajuda essa que se pode mostrar preciosa para qualquer jornalista que se debruce sobre o assunto.

Encontrei este site através do motor r1altavista.gif (802 bytes), escrevendo a palavra "Rafael Marques". É de notar que, apesar de ter apresentado inúmeras páginas, esta é logo uma das primeiras a ser indicada.


2.http://www.niza.nl/uk/campaigns/diamonds/docs/marques991025.htm

r13niza2.gif (675 bytes)

 

É a página do "Nederlands Institute of Southern Africa", possuindo deste modo também a fiabilidade de possuir informação divulgada por uma instituição. Tem a história de Rafael Marques e das suas relações com o governo angolano e ainda a legislação que prevê na lei angolana os casos de injúria e difamação, ajudando a perceber os moldes pelos quais a justiça angolana se move.

Tomei contacto com este site através do motor "All the Web, All the Time" onde escrevi as palavras "Rafael Marques".


3.http://www.misanet.org

r12misalogo.gif (3992 bytes)

 

É a página do "Media Institute of Southern Africa". Mais uma vez estamos perante o ponto de vista institucional sobre o assunto, situação esta que confere à informação uma credibilidade acrescida. É uma página que fala não só do caso que envolve Rafael Marques mas de outras acções praticadas noutros países africanos que envolvem jornalistas e fontes de poder.

Encontrei esta página através do motor r9jeeves_logo.gif (2152 bytes) colocando a pergunta:"Who is Rafael Marques?". Escolhi a categoria "People" e tive acesso directo à pagina da MISA.


4. http://www.africanews.org/south/angola

r3anslogo.jpg (17744 bytes)

 

Esta página chama-se "Africa News Online" contém várias notícias de África, nomeadamente notícias que envolvem jornalistas e violações cometidas pelos governos africanos. É neste sentido que se insere o caso de Rafael Marques, para o qual é apresentado um conjunto de conhecimentos que ajudam a conhecer a situação.

Encontrei esta página através do motor r8hotbot.gif (1342 bytes)iniciando a pesquisa com a palavra Rafael Marques.


5.http://www.hrw.org/portuguese/reports/angopor

r6dfn_small.gif (3919 bytes)

 

É uma página chamada "Angola Explicada" e que deita um olhar sobre os direitos humanos e a sua aplicação em Angola. Relata a história da imprensa angolana onde se contam casos de abusos de poder. Considerei esta página muito importante na medida em que apresenta factos exteriores e anteriores mas que ajudam a compreender a situação presente e a generalidade da posição governamental nestas matérias.

Esta página foi encontrada através do motor r16sapo_generico.gif (2939 bytes).


r5BriefBanner2.gif (9942 bytes)

 
6. http://www.cpj.org/Briefings/Angola_Marques_00/Angola_Marques_00.html

Esta página pertence ao "Comite de Protecção dos Jornalistas", possuindo deste modo a fiabilidade que se pode acrescer a uma instituição que se caracteriza pela defesa dos jornalistas. Relata a história que envolve o jornalista Rafael Marques e apresenta uma background adicional que ajuda a compreensão e a contextualização dos acontecimentos, tarefa essa que resume a actividade jornalistica. Tem a particularidade de mostrar a carta de protesto elaborada pelo Comité como forma de denúncia da injustiça desta situação.

Encontrei esta página através do motor r1altavista.gif (802 bytes), sendo um link da página "The case o Rafael Marques" intitulado "Background adicional".


r4bbc-banner.gif (1180 bytes)
 

7. http://www.dfn.org/Voices/Africa/angola/marques.htm

Esta página caracteriza-se por um conjunto de reportagens elaboradas pela BBC sobre casos de violações cometidas pelo governo angolano, na qual se inclui o caso Rafael Marques. É uma página de grande credibilidade que possui a marca de qualidade da BBC e que ajuda qualquer pessoa a comprrender o assunto mesmo que não detenha conhecimentos anteriores.

Esta página vem também na sequência da pesquisa feita pelo motor r16sapo_generico.gif (2939 bytes), nomeadamente através do link que elaborei na página "DFN: A victim of a long tragedy".

r2angola.gif (7060 bytes)

Rita Carvalho
Maio 2000