BODYPIERCING

 

 

1.gif (10368 bytes)

 

No site do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia podemos encontrar referências históricas sobre a evolução do bodypiercing, da tatuagem e da pintura corporal. Estão disponíveis textos que fazem referência a vários tipos de práticas em diferente sociedades, regiões e épocas. Os textos são acompanhados de imagens de objectos, esculturas, pinturas e fotografias. É também possível expor directamente questões sobre dúvidas suscitadas pelo tema, que são acrescentadas ao site.

http://www.upenn.edu/museum/Exhibits/bodmodintro.html

 

 

 

2.gif (11334 bytes)

 

 

Este é um ponto de passagem obrigatório para quem quer investigar sobre o tema, e pode também ser um bom ponto de partida. O site está bem construído e organizado, contendo linques para todo o tipo de informação sobre body transformation. A informação é dividida em várias secções: "Imagens e Experiências", "Interactividade" (com chats, classificados e linques) e secções "Extreme", dedicadas a transformações invulgares, extremas e muitas vezes perigosas. Existe também um linque para uma rádio, onde se podem ouvir entrevistas com "body modification superstars", transmitida em REALAUDIO e formato MP3, e um calendário de eventos. Este site dá também a possibilidade de efectuar compras on-line, nomeadamente livros (motor de pesquisa associado à Amazon.com) cd-roms, jóias e acessórios (associação à Exotic Body), instrumentos, t-shirts e vídeos.

http://www.bme.freeq.com/

 

 

 

3.gif (11115 bytes)

 

 

Este é o site de um estúdio em Toronto especializado em bodypiercing, contendo abundante informação. Aqui é possível ter acesso à descrição de todo o processo de piercing. Há também informações sobre o estúdio (localização, instalações e actividades). Podemos também encontrar uma lista de revistas, jornais, televisões e rádios onde foram elaborados trabalhos ou entrevistas sobre o estúdio. Existe uma secção de "trabalho académico" sobre body transformation, nomeadamente excertos do livro Human Nature de uma antropóloga social da Universidade de Toronto. Existe também a oportunidade de conhecer os "artistas" do estúdio (biografia, portfolio, prémios, e cursos de formação).

http://www.urbanprimitive.com/

 

 

 

4.gif (12730 bytes)

 

 

Este site, rico em fotografias, é dedicado a Fakir Musafar, apelidado de "o pai do Modern Primitiv Movement" e às suas actividades ao longo de 50 anos de pesquisa e exploração pessoal de rituais e decoração corporal primitivos. São também fornecidas informações sobre os cursos que ele promove na "única escola deste tipo licenciada na Califórnia". O site anuncia também para breve a publicação on line da revista Body Play, pela qual também é responsável. Existe também um linque sobre enquadramento legal da actividade.

http://www.bodyplay.com/

 

 

 

 

5.gif (16557 bytes)

Esta é a homepage da APP (Association os Professional Piercers), uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a segurança das actividades de bodypiercing. Este site é maioritariamente dirigido aos profissionais, mas aqui podemos encontrar informações importantes sobre segurança, direitos do consumidor, conselhos para escolher um piercer e instrumentos e materiais adequados. Há também um linque sobre enquadramento legal da actividade nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido. Existem também actualizações sobre conferências, eventos e actividades nesta área.

http://www.safepiercing.org/

 

 

 

6.gif (9367 bytes)

O tat2studios.com é um apontador importante para linques gerais sobre bodypiercing. Aqui podemos encontrar uma lista de mais de 600 estúdios, em 31 países (a grande maioria são americanos, mas também há referências a países europeus, sul americanos, asiáticos e australianos). Os linques estão organizados em categorias, onde se destacam listas de sites sobre acessórios, linques para publicações, newgroups e convenções. Existe também um linque para páginas pessoais de artistas e profissionais.

http://www.tat2studios.com/

 

 

 

7.gif (12544 bytes)

Promovida por uma empresa de produção de acessórios e joalharia destinados ao bodypiercing, esta página fornece vários dados sobre os profissionais, as instalações e o processo de produção. Está disponível um catálogo dos produtos, e uma galeria de imagens, sendo também possível fazer compras on line. Existem também linques que remetem para outros sites interessantes sobre o tema.

http://www.pleasurable.com/

 

Rute Araújo

2000