METADONA
metadona.gif (10709 bytes)

http://www.drugtext.org/books/devos

É um site da responsabilidade da Drug Text e está ligado à International Foundation on Drug Policy and Human Rights, uma organização sem fins lucrativos que procura debater a nível internacional as temáticas da toxicodependência e direitos humanos. A Drug Text contém capítulos com informação médica, legal, social e científica relacionada com droga. Este endereço pertence à biblioteca on line da Drug Text e apresenta-nos uma tese sobre os programas de tratamento com metadona, desenvolvida no Laboratory of Pharmacology, Remy S Leeuwin Ph. D University of Amsterdam, Academic Medical Centre, em 1997. A obra Methadone Maintenance Treatment - Pharmacokinetics, Psycopathology and Craving é da autoria da Dr. Jan Willem De Vos.

http://www.druglibrary.org/schaffer/library/studies/cu/CU16.html

A Drug Library é a maior biblioteca on line sobre toxicodependência. Está ligada à Drug Reform Coordination Network, uma organização sem fins lucrativos que congrega cerca de 10.000 activistas e cidadãos interessados na discussão das problemáticas ligadas à droga. O endereço encaminha-nos para um estudo realizado em 1972 mas que é altamente recomendado como um dos estudos sobre droga mais completos, esclarecedores e fascinantes. O The Consumers Union Report on Licit and Illicit Drugs é da autoria de Edward M. Brecher and The Editors of Consumers Reports Magazine e foi realizado nos EUA. Entre os capítulos que percorrem todo o tipo de drogas, destaca-se aquele dedicado às substâncias opiáceas, onde o uso da metadona como terapia de substituição é dissecado nas suas vantagens mas também nos seus efeitos colaterais.

http://www.lindesmith.org/library/focal13.html

O site da responsabilidade do The Lindesmith Center, um instituto de investigação sobre droga e questões a ela associadas, contém uma vasta biblioteca on line dedicada à toxicodependência. A informação está muito bem organizada. Para cada substância e depois de um breve resumo sobre ela, é apresentada uma extensa bibliografia disponível, onde até se especifica em que páginas se encontra a informação mais importante.

http://www.methadone.org/intro.html

Trata-se de um site da The National Alliance of Methadone Advocates (NAMA), uma organização que defende as terapias de substituição com metadona. É um site com publicações, projectos e legislação sobre metadona. Este endereço desenvolve a história da metadona, a forma como ela funciona e deve ser prescrita.

http://www.gmp.police.uk/highlow/druginfo/drugs14.html

É um site da responsabilidade da Greater Manchester Police. Esta instituição leva a cabo um projecto de alerta para o problema da droga. Nesse âmbito aproveita a Web como meio para divulgar o projecto HighLow e para informar sobre a toxicodependência. Aqui é explicado como a metadona é usada, qual a sua composição e efeitos, o porquê da sua prescrição, os problemas que pode levantar, a lei existente e ainda a importância de um acompanhamento psicológico, uma vez que a metadona não constitui uma cura por si só.

http://www.rxlist.com/cgi/generic/methdone_pi.htm

Aqui podemos consultar uma espécie de bula sobre a metadona. É descrita a sua composição, propriedades, indicações sobre dosagem, contra indicações, reacções adversas e interacções medicamentosas. É dada informação adicional sobre a legislação existente e ainda há a possibilidade de realizar uma consulta através de Email. O RxList, um índice sobre drogas na Web, está ligado ao HealthCentral, um site de informação geral sobre saúde e que possibilita também consultas médicas virtuais.

http://www.mindspring.com/~methinfex

O site procura dar informação sobre a recuperação da heroinodependência através de tratamentos com metadona. Tendo como objectivo desmistificar a substituição opiácea, o Methadone Information Exchange é um programa ligado à NAMA. O site para além de esclarecer sobre a metadona como programa de tratamento, apresenta um fórum onde pacientes e profissionais da saúde podem comunicar. Sugere o envio de experiências ou opiniões sobre estas terapias e possui uma base de dados que actualiza os programas de tratamento com metadona na opção MMTDirectory.

14-04-2000

Cláudia Paulino/Ciberjornalismo