7 SITES SOBRE A DIABETES MELLITUS

A Diabetes Mellitus é uma problemática actual porque consiste numa doença intimamente relacionada com o ritmo de vida dos nossos dias. Afecta cada vez mais os portugueses (existem cerca de 500 mil diabéticos em Portugal, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal) e a população mundial em geral. Esta doença caracteriza-se pelo aumento de açucar (glicose) no sangue devido, nuns casos, à diminuição e ausência da produção de insulina pelo pâncreas e, noutros casos, a insulina é produzida, mas não desempenha adequadamente a sua função.

Existem dois tipos principais. A diabetes do tipo I ou diabetes juvenil porque tem maior incidência nas crianças ou nos adultos jovens (com idade inferior a 25 anos). A sua causa está associada à circulação no sangue de anticorpos agressivos contra as células pancreáticas. As pessoas que padecem de diabetes de tipo I são insulinodependentes, necessitando do tratamento perpétuo desta hormona indispensável à vida.

A diabetes do tipo II é também chamada diabetes de adulto por surgir principalmente depois dos 40 anos de idade. A sua génese é fortemente determinada pela hereditariedade, assim como pela influência do meio. As sua causas prendem-se essencialmente com erros alimentares e com o sedentarismo.

A tónica dominante da generalidade dos sites escolhidos aponta não só para o tratamento da doença, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, mas sobretudo para a descoberta e inovação até alcançar o bem mais precioso para aqueles que sofrem deste mal. É nem mais nem menos que a cura definitiva.

 

www.apdp.pt

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A APDP foi fundada em 13 de Maio de 1926 por Ernesto Roma. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como a mais antiga associação de diabetes do mundo. Esta associação desenvolve actividades quer na luta contra a diabetes como também no apoio ao diabético.

Este site é um autêntico guia para o diabético e tem como objectivo assumido melhorar a qualidade de vida dos diabéticos. Além de apresentar um pouco de história da associação até à sua estrutura actual, explica numa linguagem bastante acessível o que é a diabetes. Disponibiliza um Glossário, a revista trimestral da associação a DIABETES e uma rubrica denominada ‘Novidades’.

Estabelece também links para outros sites, entre eles a JDF, a CDA e a ADA.

Muito útil é a versão em inglês dedicada aos diabéticos estrangeiros em Portugal, que contem informação relativa às insulinas e comprimidos disponíveis no país, bem como os centros que prestam consulta de diabetes.

 

 

www.niddk.nih.gov/health/diabetes/dylb/home.htm

National Institute of Diabetes & Digestive & Kidney Diseases

Esta página nasceu da necessidade de fornecer mais informação às pessoas que sofrem de diabetes. A partir da informação prestada, tem como objectivo contribuir para a educação da diabetes e para a prevenção de problemas sérios que a doença pode causar.

A aposta forte desta página vai no sentido de sensibilizar para a importância do tratamento adequado da diabetes. Além do mais dá acesso a publicações on-line sobre a diabetes, a estatísticas (sobretudo relativas aos EUA) e a publicações em espanhol. São também uma mais valia os links para organizações nacionais e a possibilidade de fazer pesquisa bibliográfica.

As linhas de orientação citadas neste documento têm como referência as recomendações de várias instituições de renome, entre elas a American Association of Diabetes Educators, a ADA, etc.

 

onhealth.com/conditions/resource/conditions/item,298.asp

On Health

A home page desta página consiste numa edição on-line de natureza médica com notícias actualizadas diariamente. É a partir da rubrica ‘Diseases & Conditions’ que se acede à página sobre a diabetes.

A informação sobre a diabetes está organizada em três temas principais: ‘Introdução e Sintomas’, ‘Causas e Tratamentos’ e ‘Sites recomendados’. Mas o grande atractivo desta página consiste na variedade de serviços informativos prestados: o ‘Nurse Connect’ (por cerca de 2000$ podem-se colocar questões sobre um determinado estado de saúde); o ‘Ask on Health’ (depois do preenchimento de um pequeno questionário é possível colocar várias questões); o motor de pesquisa sobre o conteúdo da própria página; o ‘Shopping’ e o Grupo de discussão.

Há também a possíbilidade do cibernauta se tornar membro do OnHealth e ter acesso ao arquivo do site.

 

 

www.pslgroup.com/DIABETES.htm   

Doctor´s Guide to the Internet

Este site define-se ele próprio como detentor das "mais recentes notícias médicas e informação para pacientes ou pessoas às quais tenham sido diagnosticadas desordens relacionadas com a diabetes".

A informação sobre a doença remete, através de um link directo, para o site da CDA. Dá também a possibilidade de aceder a motores de pesquisa a partir do site.

Esta edição electrónica, que é actualizada semanalmente, divulga notícias e alertas médicos, grupos de discussão e news groups e outros sites relacionados.

Mas a página não se esgota aqui, até porque a sua grande preocupação centra-se em manter os cibernautas actualizados sobre os desenvolvimentos da diabetes pela internet. Para tal, o Doctor’s Guide to the Internet abre a possibilidade das pessoas subscreverem a edição electrónica ficando assim a par das novidades e serviços do Doctor’s Guide to the Internet.

 

www.jdf.org/index.html

Juvenile Diabetes Foundation International

A JDF foi fundada em 1970 por pais de crianças com diabetes. É uma fundação não lucrativa e não governamental de investigação sobre a diabetes. A sua missão consiste na procura da cura para o diabetes e as suas complicações tendo como base a investigação.

A web é vista como um dos melhores meios para informar o público acerca dos progressos da sua investigação.

As pessoas que visitam o site podem ter uma participação bastante activa nomeadamente tornarem-se membros através de uma contribuição individual, fazer voluntariado, participar individualmente ou como equipa na ‘Marcha para a cura da diabetes’, e juntar-se à campanha ‘O único remédio é a cura’.

Aceitam-se donativos...

 

www.diabetes.ca/atoz/dict.htm

Canadian Diabetes Association

Este site foi inaugurado nos finais de 1995 como outra maneira da CDA chegar aos seus membros, pessoas com diabetes ou alguém interessado em conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto.

O material fornecido neste site destina-se apenas a propósitos de educação e informação.

O site está organizado em 3 secções: ‘Diabetes A-Z’, ‘CDA’s Virtual Branch’ e ‘Professional Section’.

De destacar na secção sobre a diabetes a rubrica ‘Fun and Games’ que proporciona uma interessante visita virtual ao Museu Banting, considerado o "Berço da Insulina"; e o ‘Dicionário’.

 

www.diabetes.org

American Diabetes Association

A ADA, organização de saúde não lucrativa, foi fundada em 1940. Hoje conta com pessoal e voluntários em mais de 800 comunidades. Tem como missão prevenir e curar a diabetes e melhorar as vidas dos diabéticos. Para tal financia investigações, publica achados científicos e fornece informação e outros serviços a diabéticos, às famílias, aos profissionais de saúde e ao público.

A grande novidade desta página consiste na inclusão de uma rubrica de ‘Direito e Questões Legais’, onde se pretende responder a problemas como a discriminação.

 

Esta página foi realizada por Susana Isabel Martinho Cruz, nº 5675, 4º Ano de Ciências da Comunicação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.