Comemorações da Descoberta do Brasil

 

Este ano comemora-se os 500 anos da descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Portugal e Brasil unem-se para assinalar a data com numerosos eventos. Para saber mais visite um destes sites:

 

http://brasil500.sapo.pt

O maior motor de busca nacional elaborou uma página com numerosas informações sobre as comemorações da descoberta do Brasil. Notícias actualizadas diariamente, vasta informação sobre os festejos a decorrer em Portugal e no Brasil, sites remissivos para o tema, actualização sobre o decorrer da regata comemorativa e curiosidades sobre terras de Vara Cruz são alguns dos temas que pode encontrar.

 

 

http://www.pr.gov.br/celepar/seec/brasil500/

A Secretaria de Estado da Cultura brasileira apresenta um site informativo sobre um conjunto de iniciativas que está a desenvolver. A principal é um conjunto de palestras sobre diversos aspectos da história e cultura comum entre Portugal e Brasil. São apresentados numerosos trabalhos de historiadores, economistas e sociólogos sobre diversos temas da época dos descobrimentos. Garante o acesso directo a outros quatro links sobre as comemorações.

 

 

http://www.memorabilia.org.br/brasil500.htm

O site do Instituto Memorabilia, com sede no Rio de Janeiro, apresenta exaustiva informação, detalhada e actualizada, sobre a regata comemorativa dos descobrimentos, que partiu de Lisboa a 8 de Março, rumo à Baía, visando cumprir a rota de Cabral. Permite recordar os melhores momentos dessa partida, através de imagens da mesma e acompanhar de perto a vida dos velejadores durante a jornada. Apresenta diversos aspectos daquele que é o mais importante dos festejos. Incita, ainda, à participação dos visitantes, possível através de e-mail.

 

 

 

http://www.portugal-linha.pt/brasil500/

Um dos sites mais vivos e dinâmicos sobre o temas dos 500 anos da descoberta do Brasil. Em evidência coloca excertos das cartas de Pêro Vaz de Caminha, um dos mais poderosos testemunhos do Brasil de 1500. Por outro lado, incita os visitantes a participar num forum de discussão sobre o Brasil ou a partilhar histórias sobre a construção do Brasil, que serão publicadas na página. O site é complementado com poesias sobre terras de Vera Cruz.

 

 

http://www.cncdp.pt

A página da Comissão Nacional Para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a entidade nacional que está à frente dascelebrações, dá conta dos diversos eventos que estão a ser desenvolvidos e do programa de actividades. Contém ainda importante informação histórica e cultural sobre o Brasil e a época dos descobrimentos. Permite consultar numerosas publicações desenvolvidas pela comissão e o acesso a uma livraria virtual. É um dos sites mais completos sobre o tema, de referência para quem não quer perder as celebrações.

 

 

http://www.brazilsite.com

Brazil’s Site é uma publicação on-line, mensal, com variada informação sobre o Brasil, disponível em português ou inglês. Ideal para saber mais sobre a história, geografia, cultura, vegetação, culinária, mitos e lendas brasileiras. Remete ainda para vários motores de busca brasileiros, onde se pode complementar a pesquisa.

 

http://www.instituto-camoes.pt/

A página do Instituto Camões apresenta variada informação sobre o Brasil e sobre uma série de iniciativas que o instituto está a desenvolver para assinalar a data, sendo de realçar as numerosas tentativas de desenvolver a língua portuguesa e o conhecimento mútuo entre os dois países. Assim, para além do acesso a um programa de actividades, há links remissivos para notícias publicadas nos principais jornais nacionais sobre o tema, bem como para outros sites, tanto portugueses como brasileiros, que abordam a descoberta do Brasil. Permite ainda o acesso a bibliografia sobre o tema.