bandeirabr.gif (1374 bytes)

A Descoberta do Brasil

foi há 500 anos

bandeirapt.gif (803 bytes)

 

A 22 de Abril de 2000, o Brasil comemora os 500 anos  da sua descoberta por Pedro Álvares Cabral. Para assinalar a data, desenvolveram-se iniciativas que envolvem desde o mais comum cibernauta a instâncias governamentais que se dedicam a estas comemorações.

Aqui se apresentam sete das muitas páginas disponíveis sobre o assunto.

www.cabral.art.br/portuga/iconep.htm   

titul.jpg (10532 bytes)

 

Em "Cabral, O Viajante do Rei", uma revista on line, pode-se aprender a história da descoberta do Brasil, devidamente documentada e com uma apresentação muito atraente. A página tem editorial, faz links para vários aspectos de interesse, como a viagem, dados sobre Pedro Álvares Cabral, o novo mundo, e tem até uma ligação especialmente dedicada aos navegadores mais jovens.

 

www.pr.gov.br/celepar/seec/brasil500/index.htm

brasil500.gif (27706 bytes)

A Secretaria de Estado da Cultura do Brasil reproduz em "Brasil 500 anos - experiência e destino", textos de palestras relacionadas com este assunto. De importância universitária, um bom apoio para quem desejar fazer pesquisa sobre a descoberta do Brasil e todos os desenvolvimentos que daí se desenrolaram. Remete-nos também para links relacionados e para as instituições que apoiaram a página.

 

www.brasil500anos.net/introducao.htm

logo2.jpg (22895 bytes)

 

O Comité do V Centenário apoia o site "Brasil 500anos" que apresenta um pequeno texto assinado pelo próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso. Aqui podemos inteirar-nos acerca dos acontecimentos para as comemorações e podemos até comprar bilhetes para os espectáculos a realizar. O site permite o envio de opiniões e indica outras páginas de interesse para o utilizador.
www.portugal-linha.pt/brasil500/index.html

b500logo.gif (7779 bytes)

 

A página "Portugal em linha" também se dedica às comemorações  dos 500 anos do Brasil com a apresentação de um texto que resume a descoberta das terras de Vera Cruz. Este site dá-nos ainda a oportunidade de participar com opiniões sobre o assunto, ou entrar directamente no Fórum.
www.interpnn.com/brasil/500/

LogoPNN777jpg.gif (6008 bytes)

A "Agência de Notícias PNN" actualiza diariamente a sua página, apresenta a informação de forma organizada e atraente. Oferece textos sobre os 500 anos do Brasil, mas remete para uma página que oferece notícias em tempo real sobre o assunto. Dá-nos a possibilidade de interagir de diversas formas, através de chat, do envio de e-mails ou postais, informa sobre os câmbios e faz links para outros Palop. Um bom exemplo de apresentação de conteúdos.

 

http://brasil500.sapo.pt/

sapo_brasil500.gif (3985 bytes)

O portal "Sapo" também indica uma página de notícias sobre as comemorações da descoberta do Brasil. As notícias mais ou menos actualizadas são apresentadas num pequeno resumo e os títulos remetem para o texto completo. Um bom sítio a consultar, dada a fiabilidade da informação.

 

ww9.zaz.com.br/brasil2mil/inicio.htm

logoani.gif (45354 bytes)

Para terminar, outro portal, este de proveniência brasileira, onde o utilizador se pode inteirar das últimas notícias sobre o assunto em causa. Para além da consulta, o cibernauta tem a oportunidade de enviar postais, seleccionar backgrounds para o computador, e navegar por alguns dos melhores sites de aventura que são recomendados.

 

A título de curiosidade, deixo ainda a referência a uma página que não tem fiabilidade por não estar assinada, mas tem relevância por se tratar de uma opinião de um leitor mais extremista e sem grande vontade de comemorar o V Centenário da Descoberta do Brasil. Em www.geocities.com/Athens/Parthenon/1667/500.html, um cibernauta deixa o seu contributo negativo acerca deste assunto.

 

 

Página feita em Abril de 2000 por Marisa Conde, finalista de Ciências da Comunicação na   faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa.

 fcshanim.gif (45490 bytes)

Ciberjornalismo, Abril de 2000