Memórias de um BRASIL

500 ANOS depois...

Descoberto em 22 de Abril de 1500 pelo navegador português Pedro Alvares Cabral, o Brasil comemora, juntamente com os seus 160 milhões de habitantes, quinhentos anos de uma nação cuja diversidade cultural encanta a todos e o coloca ao mesmo nível dos mais desenvolvidos países do planeta. Recebendo de braços abertos imigrantes de todos os continentes durante séculos, criou uma raça especial, miscigenada, que surpreende pelas suas curvas, eterno sorriso, tonalidade própria de pele e uma musicalidade que exala por todos os poros.

Este site pretende ser uma ajuda útil para todos os cibernautas que se interessem pelo grande país que é o Brasil. 500 anos são uma data a comemorar e, provavelmente, só em 2500 tanta publicidade voltará a ser feita em torno desta nação. Até lá, com uma Internet modificada, ficam as sugestões de pesquisa!

 

1. http://www.br500.futuro.usp.br

memorias1.GIF (11957 bytes) Este é um site do Projecto Brasil 500 Anos, uma actividade da Secretaria de educação do Estado de São Paulo em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. O seu objectivo é estimular a criação de comunidades virtuais entre as diversas escolas da rede de ensino público estadual, tendo como foco a pesquisa e a discussão de questões relacionadas à formação da identidade nacional e à apropriação do espaço, tais como a posse da terra, meio ambiente, grandes navegações e 500 anos de Brasil nos media. Todas as actividades previstas serão realizadas através dos serviços de pesquisas e comunicação da Internet. A interactividade do site é muito boa, indica uma série de caminhos a percorrer.

 

2. http://www.brasil500anos.net

memorias2.GIF (22566 bytes) Este é um site que pode ser visto em português ou inglês, e que se apresenta muito "americanizado". Para além de falar sobre que site é, de que fala, que projectos apresenta, é muito direccionado para a apresentação de eventos sobre as comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, muitos destes a realizar fora do país, essencialmente nos EUA, mostra, até, o símbolo oficial da campanha Brasil 500 anos nos EUA. A interactividade é muito positiva, faz numerosos links e quase todas as suas imagens nos enviam para outros locais. A página principal é bastante atractiva.

 

3. http://www.itanhaem.sp.gov.br

memorias3.GIF (5921 bytes)

Itanhaem é uma cidade brasileira fundada em 1532, pouco tempo depois da descoberta deste país, pelo que está repleta de significados e símbolos históricos que vale apena conhecer. Faz-nos ligações com uma série de pontos de interesse: a prefeitura, os serviços públicos, o turismo, a sua cultura, história e eventos. Mostra-nos a cidade e apresenta-nos, mesmo, uma galeria virtual de fotos antigas dignas de registo. É um site muito interessante, um exemplo a ser seguido por outras cidades "pioneiras" deste Brasil.

 

4. http://www.colegionobel.com.br

Este é um site precioso, não em termos de Webdesign, ou de conteúdos explícitos, mas de links, ou seja remete-nos para uma série de 32 outros sites importantes, relacionados com este tema. Muitos deles são verdadeiros sites de consulta e pesquisa, outros constituem apenas textos descritivos sobre determinados assuntos relacionados com o tema, como seja por exemplo, "O mistério da origem do nome «Brasil»", ou "Embarcações". É uma colectânea interessante de sites sobre os 500 anos desta terra encantada.

 

5. http://www.interpnn.com/brasil/500

memorias4.GIF (6017 bytes)

A PNN (Portuguese News Network) é uma agência de notícias que lançou na net um site noticioso com acontecimentos apenas relacionados com as comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil. Apresenta informações, notícias, crónicas, fotografias, artigos e reportagens sobre este tema. Conta ainda com um link à edição especial do Jornal Digital sobre este tema. Faz a contagem dos dias que faltam para o dia 22 de Abril de 2000.

 

6. http://www.infordesporto.pt/brasil500

memorias5.GIF (4464 bytes)

Este é um site português onde se fala da comemoração do 500º aniversário do Brasil em três vertentes: a primeira consistiria na reprodução da rota exacta de Cabral por parte da Caravela da Boa Esperança, e a segunda na realização de uma regata transatlântica entre Portugal e o Brasil. A terceira apelava a uma maior participação de todos os que quisessem prestar uma homenagem aos navegadores portugueses de "Quinhentos" e ao mesmo tempo desfrutar de uma aventura, foi a realização de um cruzeiro, que pararia em alguns portos, mas ao contrário do que aconteceu com Pedro Alvares Cabral não correria tantos riscos, afinal sempre são 500 anos depois!!

Faz alguns links interessantes, e o que prende mais a atenção do cibernauta talvez seja o que nos remete para a visualização da posição dos barcos em cruzeiro, http://www.andronics.co.uk/brasil/map.asp.

 

7. http://www.brasil500.org.br passa a, http://www.memorabilia.org.br/brasil500.htm

memorias6.GIF (35791 bytes)

«As comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil mostrarão ao mundo um país forte e orgulhoso, filho da ciência da navegação e da bravura humana, à altura dos desafios que foram superados pelos antepassados

Este site comemorativo dos 500 anos da descoberta do Brasil é a oportunidade de fazer o enfoque para o desenvolvimento das tecnologias marítimas, das relações políticas, económicas e culturais de um novo mundo que se começava a globalizar.

O site, pertença do Instituto Memorabilia, mostra imagens da largada da regata em Lisboa, e faz um acompanhamento diário da vida a bordo dos navios da travessia.

 

Ana Rita Rodrigues/2000