Aquecimento Global do Planeta

 

 

Breve   descrição  de cada site pesquisado

 

O Site da BBC www.bbc.co.uk

A maioria das pesquisas começam com uma procura no arquivo: o que já foi escrito ou dito acerca deste mesmo assunto?  Este site é uma boa fonte de informação, além de ser de rápido acesso. Basta, na homepage, escrever no «search»: 'global warming', 'global warming reports' ou qualquer outra expressão referente ao assunto. E se quiser procurar outros temas relativos aos efeitos do aquecimento global do planeta, isso também é possível.  Tudo o que a BBC já escreveu ou transmitiu via rádio ou televisão está disponível, sem pagar. É a continuação do serviço público britânico, agora no on-line, e disponível para qualquer investigador, jornalista ou simples curioso.Este site já era conhecido da autora, pelo que não foi necessário recoorer a um motor de busca.

bbci.gif (588 bytes)

 

O Site da edf www.edf.org/pubs/Brochures/GlobalWarming/index.html

A credibilidade deste site passa pelo facto de ser uma instituição sem fins lucrativos. A Environmental Defense é norte-americana, existe há mais de 30 anos, e pretende servir de observadora e protectora do ambiente. Um dos seus objectivos máximos é alertar os cidadãos americanos e os cibernautas acerca de novos desastres e manobras que prejudiquem a vida animal ou vegetal do planeta. A página foi criada em 1995 por ocasião de uma exposição que faz toda a retrospectiva do aquecimento global até meados dos anos 90. Não tem vindo a ser actualizada, mas o conteúdo da exposição mantém-se e permite que qualquer pessoa aceda facilmente, sem pagar, a informação clara e bem explicada. Com o www.aj.com chegou-se a este site.

edfi.gif (1586 bytes)

 

O Site da explorezone www.explorezone.com/news/globalwarm.htm

Um site que só tem notícias relacionadas com o ambiente, a natureza, o espaço... As últimas notícias disponíveis sobre aquecimento global são de livre acesso e foram escritas por autores que colaboram com a revista on-line Space.com ou com outras revistas científicas. É possível, já que existe um arquivo, observar toda a evolução que houve em relação ao tema. Quem tiver dúvidas ou quiser saber mais pode mandar um email para os autores. O site é de fácil e rápida leitura, assim como os textos, escritos numa linguagem sem grandes pretenciosismos ou jargões científicos.Os pequenos mapas ou gráficos tornam a leitura mais agradável e situam o leitor. O www.altavista.com procurou e encontrou este site.

explorei.gif (2388 bytes)

 

O Site da globalwarming www.globalwarming.org

Este site é de livre acesso e pode ser consultado sem restrições. Uma página especialmente concebida para estudantes, com as declarações de Kioto e de Buenos Aires, artigos sobre o aquecimento global e um muito útil dicionário com os termos mais importantes nesta questão são uma grande mais-valia para o trabalho de qualquer estudante, investigador ou jornalista. O resto da informação é bastante completa, faz links para outros sites, tem vários arquivos - um político, outro económico e outro ainda científico -, há notícias e press releases... Não tem as últimas notícias acerca do assunto, como o explorezone. Contudo funciona muito bem como arquivo. O www.infoseek.com sugeriu este, entre muitos outros sites.

globwarmi.gif (2784 bytes)

 

O Site da heartland www.heartland.org/studies/ieguide.htm

Mais um site de uma instituição não governamental, de investigação pública, norte-americana. Vende as suas publicações na Net e é actualizado diariamente, o mesmo não se passando com a página em questão, muito completa, mas um pouco cansativa na leitura: é muito longa, tem texto a mais - e alguma autopromoção pelo meio... Mas é um site que explica, de forma simples e clara, o que é o aquecimento global, quais as suas consequências e efeitos, o que podemos fazer para combatê-lo, o que foi dito e resolvido nas negociações do Tratado de Kioto... Este site também foi escolhido entre aqueles que o www.altavista.com disponibilizava.

housei.gif (11735 bytes)

 

O Site da ozone www.ozone.org/page20.html

Novamente um site oficial, sem interesses lucrativos. Mantém contactos directos com o governo norte-americano, cientistas e activistas ligados à áerea do ambiente e, claro, do aquecimento global do planeta. Por essa razão é de especial interesse para jornalistas, pois as informações fornecidas  - livremente e sem pagamentos - pelos responsáveis do site são oficiais. O único problema é que, exactamente por estarem tão ligadas ao Estado, podem também não dar toda a informação... O Estado só dá o que quer. Mas artigos científicos, relatórios, investigações dos anos 90 sobre o aquecimento global do planeta estão disponíveis numa biblioteca virtual. A publicidade aparece meio escondida, em outros links. O www.yahoo.com indicou esta página, entre outras.

Ozone Action

 

O Site do skepticism www.skepticism.net/global_warming/index.html

Um site que muito pouco tem a ver com os anteriores, já que se apresenta mais como uma anticampanha no que diz respeito ao aquecimento global. É uma forma de ver a outra versão da mesma história, pois os responsáveis pelo site não acreditam que este problema ambiental seja tão grave como certos grupos ecologistas nos querem fazer crer. Quem quiser saber mais ou questioná-los pode enviar-lhes um email. É uma oportunidade de ver o outro lado da moeda e só peca por não ser actualizado há algum tempo. Porém, vale pela visão céptica que um jornalista nunca deve perder: não se pode tomar todos os dados como adquiridos à partida... O site céptico foi encontrado depois de uma busca no www.webcrawler.com, tendo este sido anteriormente apontado pelo www.aj.com

skepticismi.gif (2737 bytes)

 

Motores de Busca Utilizados

www.aj.com

askjeevesi.gif (2118 bytes)

 

www.altavista.com

altavistai.gif (802 bytes)

www.infoseek.go.com

goi.gif (912 bytes)

www.sapo.pt

sapoi.gif (2939 bytes)

www.yahoo.com

yahooi.gif (1777 bytes)

www.webcrawler.com

webcrawleri.jpg (4928 bytes)

 

Responsável pela página: Ana Cristina Câmara

email: anacriscamara@hotmail.com

página criada a 13-04-2000