O Genoma Humano

 

O Genoma Humano é composto por três mil milhões de informações que determinam as características dos indivíduos. A investigação neste domínio teve início em 1991 e prevê-se que em 2003 a sequência completa do Genoma Humano esteja concluída.

 

Para esta questão é indispensável consultar na Internet os seguintes Sites:

 

             

 Human Genome most used links           

                                                                                                                                    

 

 

 

 

Nesta página, que funciona como apontador, são indicados quase todos os sites disponíveis na rede com informações acerca do Genoma Humano. Existem quatro grandes temas:

        1     Mapping Data Sites 

        2     Sequence Data Sites 

        3     Computational Sites

        4     Genome Top Pages  

    Em cada tema há uma subdivisão por entidades ou categorias. Cada entidade / categoria apresenta várias páginas sobre assuntos específicos. Este site proporciona uma consulta muito eficaz, pelo que torna dispensável qualquer outra investigação. O acesso é rápido e o grafismo é simples. Esta página faz parte do site: Los Amos Nationa Laboratory que possui um Centro de Estudos do Genoma Humano, trabalhnado em cooperação com outras entidades empenhadas neste dsafio

 

              logo

              

 Celera  Genomics         

            

 

   A Celera Genomics é uma empresa norte-americana de biotecnologia que em Setembro de 1999 se debruçou sobre a descoberta do Genoma Humano. No dia 6 de Abril de 2000 a empresa anunciou um grande avanço neste sentido. Em http://celera.com/celerascience/index.cfm  estão disponíveis vários artigos que concernem os resultados obtidos por esta empresa. Uma das particularidades é que a Celera como entidade comercial proporciona vários serviços e produtos mediante subscrição. Por último o interface do site é simples pelo que cada link dá, regra geral, origem a um só texto o que facilita a consulta do utilizador. É ainda de referir que ao contrário do que se prevê, a Celera Genomics espera terminar a sequência do Genoma  no Verão de 2000.

 

                Human Genome Project Information               logo                        

 

      Esta é a principal página a consultar para obter informção credível e sobretudo actual sobre o Genoma Humano. O objectivo dos Projecto Genoma Humano dos Estados Unidos, coordenado pelo Departamento de Energia (DOE) e pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), é descobrir todos os genes de cada cromossoma dos corpo humano, e determinar a sua natureza bioquímica. A página dispõe, numa tabela simples, vários links que proporcionam informações sobre todas as questões relativas ao projecto. Permite ainda que se coloquem questões e funciona como apontador para outros sites. Como quase todas as páginas sobre o genoma contém mapas detalhados dos genes, o que é de especial relevância para os especialistas. Existe a particularidade de aceder a ficheiros audio e a uma bibioteca virtual. É um site muito completo, mas o utilizador comum corre o risco de ficar lost in space devido à grande quantidade de informação oferecida.

 

                              

                                                                               

The Human Genome Organization

              

   

   

 

      A Organização do Genoma Humano é uma entidade de carácter internacional que promove a colaboração de cientistas de todo o mundo para com o projecto do genoma Humano. A mais-valia desta página diz respeito à referência dos encontros anteriores e futuros promovidos, tendo em conta os relatórios relativos a esses encontros que proporcionam informações sobre os progressivos avanços e iniciativas das entidades e países em causa. O site fornece ainda mapas detalhados dos cromossomas, entre outras informações. Este site funciona essencialmente como complemento da página sobre o Human Genome Project

 

 

               

 

  Institute for Chemical Research, Kyoto  University:  

              

 

 

     Um dos objectivos do Instituto de pesquisa química da Universidade de Kyoto, no Japão, é compreender o fluxo de informação dos sistemas biológicos e as suas interacções. A nível loca o laboratório desenvolve vários projectos e a nível internacional está encarregue do Serviço de Base de Dados GenomeNet. O funcionamento deste site é idêntico aos anteriores, a única diferença é que é japonês. Fornece o mesmo tipo de informação e é especialmente vocacionado para especialistas.

 

           

 

    Human Genome Sciences:                            

                            

      Uma das vantagens da decifração do Genoma Humano é a inovação ao nível da forma como so medicamentos serão desenvolvidos no futuro. A HGS é uma companhia biofarmacêutica que pretende descobrir e comercializar novos medicamentos baseados em novos genes e proteínas. Esta iniciativa de converter o conhecimento genómico em medicamentos é pioneira. Dois dos fármacos que estão agora a ser testados podem proteger os tecidos sensíveis dos efeitos nocivos das terapias do cancro. Esta e outras descobertas estão disponíveis nos vários items do site com uma linguagem acessível. É uma página útil para quem se interessa pelos efeitos reais da descoberta do Genoma Humano.

 

 

 

                    

      UK Human Genome Mapping Project Resource   Center

 

                                                                                           

     Esta página serve mais uma vez de apontador, permite o acesso a ferramentas para pesquisa nos campos genómico e genético. Apesar da aparência simples devido à pouca criatividade emtermos de grafismo e ao pouco número de links, possui uma vasta lista de informações sobre várias instituições e mapas exaustivos que correspondem a bases de dados apontados em quase todos os sites. O utilizador pode ainda uma palavra ou tema do seu interesse e iniciar uma pesquisa.

 

      

Página Web Realizada por:

Gracinda Isabel Carloto Pereira