C L O N A G E M

  H U M A N A

Ciberjornalismo                1999/2000      


Este trabalho foi elaborado no âmbito da cadeira de Ciberjornalismo e pretende ser uma ferramenta útil para todos aqueles que se interessem ou precisem de informações sobre o tema da Clonagem Humana.

 

OS SETE SÍTIOS DA WEB COM INFORMAÇÃO MAIS RELEVANTE

        Roslin Institute Online Este é o site do Roslin Institut, o instituto escocês responsável pela clonagem de Dolly, a ovelha mais mediática de sempre. Dá acesso a textos de Ian Wilmut, aconselha livros, divulga notícias e possibilita enviar e-mails para os investigadores de todo o instituto. Para além disso é um site de fácil e simples navegação.
     Human Cloning Portal Associado a um portal de Filosofia, este portal permite uma pesquisa fácil e rápida. É preciso registarmo-nos para esse efeito, mas sem as formalidades de outros sites, basta o nome e uma password. É de simples navegação, tem novidades e permite pesquisar também assuntos como História, Ciência, Ética, Religião, etc.
       

O Vaticano

Trata-se da posição oficial do Vaticano em relação à Clonagem Humana, com informações históricas, problemas éticos, direitos do embrião. A página mais completa "Reflexões Sobre a Clonagem" está traduzida para português.  
    

Human Cloning Foundation

É um site manifestamente a favor da Clonagem Humana e tem como propósito angariar fundos e apoiantes. Todos os textos, imagens e gráficos são para uso público e existe mesmo uma página com material destinado a estudantes e pessoas que estejam a escrever sobre clonagem. Para além disso é extremamente completo e rico em informação e imagens. A  navegação é fácil e agradável.
  

Human Cloning

University of Virginia

Apesar de não ser o mais actual, este site tem informação importante e relevante e está muito bem estruturado. É possível ver passo a passo o processo de clonagem de um ser humano, segundo o método de Dolly. As questões éticas, religiosas e legais também são abordadas.
     

Society, Religion and Technology Project

Curiosamente é um site de uma igreja que não condena logo à partida a Clonagem, quer de animais, quer de seres humanos. Uma grande mais-valia são os quadros coloridos que facilitam a navegação, a visualização da informação disponível e a recolha dessa mesma informação.   
         

Global Change

Constituído maioritariamente por notícias sobre o tema, tem também uma chat room, permite pesquisar e tem uma mailing list dedicada à Clonagem Humana.

 

 

"CLONAGEM HUMANA" Trabalho académico realizado para Bioética também disponível, pedir via e-mail.

 

Rita Cupido

14 de Abril de 2000