APRESENTAÇÃO

www.bocc.ubi.pt

O site da Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação está vocacionado para aceder a vários tipos de informações ligadas com o ambiente académico, como seja o acesso às universidades onde é leccionado o curso de Ciências da Comunicação. Mas a sua principal função é permitir ao utilizador consultar artigos sobre diversas temáticas.

bocc.jpg (19145 bytes)

 

                CARACTERÍSTICAS

                Tem uma resolução de 800 por 600 pixels.

                Pelas informações disponíveis na página, não podemos saber quantes pessoas já visitaram o site, apesar de haver um espaço na página para esse fim, que não se encontra em funcionamento.

                Sabemos que o responsável pela construção da página se chama António Fidalgo, que é o Director Adjunto do jornal on line Urbibocc2.jpg (793 bytes)Orbi. Podemos enviar-lhe uma mensagem, se pretendermos dar alguma sugestão ou fazer alguma crítica.

 

                INTERACTIVIDADE

              Trata-se de um site bastante interactivo, que pode ser consultado gratuitamente. É muito útil quando queremos ler                  textos relacionados com as Ciências da Comunicação, abrangendo temáticas como Arte e Design, Cinema e Audiovisual, Direito da Comunicação, Ética e Deontologia e outros. O acesso aos links é muito rápido.

               Para além das ligações aos textos disponíveis na Biblioteca, a página prevê uma série de links úteis e interessantes: Recursos, um link que permite aceder a uma página onde estão disponíveis vários contactos úteis; Revista de Recensões de Comunicação e Cultura, Secretaria de Estado da Comunicação Social, Sopcom, Universidade da Beira Interior e Jornal On-Line da UBI.

 

                ASPECTOS POSITIVOS

                Tem uma apresentação simples e atractiva;

                É rapidamente consultável;

                A pesquisa dos textos pode ser feita de várias formas, podendo ser consultados por Autores, Títulos e Data de Publicação;

                Permite uma ligação a Universidades nacionais e internacionais; a Associações de media e jornalistas; a Estudos sobre os media; a Revistas; Livrarias; Bibliotecas; Dicionários e Enciclopédias; Jornais e a Agências Noticiosas.

                Possibilita o envio de e-mails a alguns autores dos artigos disponíveis;

                Possui um Motor de Busca.

                A actualização do site é regular. O último texto colocado on-line foi o do Óscar Mascarenhas a 27 de Março de 2000.

              ASPECTOS NEGATIVOS

            Em termos de conteúdos, poderiam ser disponibilizados mais textos, autores e temas;

            O motor de busca não funciona na maioria das vezes;

            O grafismo das páginas onde se encontram disponíveis os artigos não é muito atractivo;