- Recensão de Mailing Lists -

RR1.wmf (11286 bytes)

O que é uma Mailing List?

As "Mailing Lists" são grupos de discussão que funcionam através do correio electrónico. Por todo o mundo muitas pessoas com os mesmos temas de interesses se juntam e organizam "Mailing Lists" sobre os mais variados, interessantes e curiosos assuntos. Desde "Mailing Lists" para discutir plantas, animais, política, jornalismo, televisão, cinema... São inúmeros os temas de discussão! 

Algumas "Mailing Lists" são públicas, ou seja qualquer pessoa que a subscreva pode ter acesso a ela, outras são privadas. Algumas têm um moderador, que aprova, ou não, as mensagens que seguem para o resto do grupo, outras não têm qualquer tipo de moderação.

Como me posso inscrever numa "Mailing List"?

O procedimento de inscrição é quase sempre idêntico. Descobre-se o endereço para onde enviar uma mensagem de inscrição (endereço este que é diferente daquele que se utiliza para enviar mensagens para o resto dos membros do grupo), preenche-se o corpo da mensagem com as instruções dadas, e normalmente, recebe-se uma mensagem a dizer se a inscrição foi aceite, é-o na maioria das vezes, ou que foi enviada para o moderador para aprovação.

Onde posso encontrar "Mailing Lists", e escolher?

Alguns sítios na Web possuem grandes compilações de "Mailing Lists" sobre os mais variados temas. Exemplos são: http://www.lsoft.com e http://www.listz.com.

Alguns conselhos úteis:

    - escolha bem por entre o lixo;

    - inscreva-se numa lista de cada vez;

    - filtre o material para pastas separadas, para não encher a sua caixa de correio;

    - verifique as fontes

 

Efectuei uma breve pesquisa acerca do funcionamento destas "Mailing Lists", tanto a nível de temas, que são inúmeros, como de funcionamento. Assim, inscrevi-me em algumas delas com interesse para a minha área de estudo, jornalismo, e durante cerca de dois meses verifiquei qual era a regularidade com que recebia informações e que tipo de informações.

Assim sendo inscrevi-me em 4 "Mailing Lists" que passo a descrever:

        RR2.gif (1550 bytes)

 Aqui, inscrevi-me na "Mailing List" sobre Ciberjornalismo, criada no âmbito desta mesma disciplina, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa - onde recebi e troquei e-mails com os restantes membros do grupo. Nos mails recebi os trabalhos que foram sendo efectuados ao longo do semestre (trabalhos para futura publicação online), informações úteis para a disciplina, e conselhos para trabalhos, pesquisa de sites, entre outras coisas. 

Esta "Mailing List" tem sido muito proveitosa para os membros do grupo de discussão que passaram a poder ter acesso a uma série de informações e sugestões que antes não tinham. Dá ainda a possibilidade de contactar os membros do grupo sempre que for pertinente. 

Para subscrever esta "Mailing List": ciberjornalismo-subscribe@egroups.com

 

        RR3.gif (17536 bytes) 

Esta "Mailing List" na qual me inscrevi após ter feito uma pesquisa no motor de busca Alta Vista, foi, sem dúvida, a que melhor funcionou, a que mais interactividade teve. Este site, http://planetarynews.com, faz pesquisa online sobre a indústria dos media. Foi fundado por Steve Outing, analista dos novos media, que aconselha e assiste empresas na área da publicidade e novas tecnologias a operar na Net. 

A informação recebida tanto era notícias, como comentários a essas mesmas notícias, ou avisos para conferências a realizar na Net, quais os seus temas... sugestões de sites a consultar, de pessoas com quem falar, etc...

É uma "Mailing List" muito interessante para quem tem interesses na área do jornalismo online

Para subscrever esta "Mailing List": online-news@planetarynews.com

        RR4.gif (4687 bytes)

Na "New Line Cinema Publicity Mailing List" inscrevi-me por ser uma "Mailing List" sobre cinema que me poderia indicar quais as ultimas novidades nesta área, quais os melhores filmes, que actores os protagonizam... No entanto não recebi nenhum mail desta lista, à excepção de um que confirmava a minha inscrição na "Mailing List", e isto logo no dia em que me inscrevi, pelo que penso não ter nenhuma interactividade. É mais fácil aceder ao site e consultá-lo!! http://www.nlcpub.com

 

        

RR5.gif (3542 bytes)Este é um dos sítios da Web que possui mais informação sobre "Mailing List". Através dele tentei-me inscrever em duas "Mailing Lists", uma sobre jornalismo assistido por computador, listserv@listserv.louisville.edu, e outra que abordaria questões jornalísticas relacionadas com ética, deontologia e liberdade de expressão, listserv@listserv.syr.edu

No entanto após várias tentativas de subscrever a primeira "Mailing List", desisti, pois recebia o mail que me dava a password de acesso à "Mailing List", mas depois recebia sempre uma nova mensagem a dizer que a password estava incorrecta e para voltar a fazer uma nova subscrição. 

No que diz respeito à segunda "Mailing List", acabei também por desistir, uma vez que fiquei à espera de uma mensagem de confirmação da parte do moderador da lista, que acabou por nunca surgir.

 

Ana Rita Rodrigues/Junho2000