Mailing lists

 

Aceder a uma mailing list é fazer parte de um grupo que tem os mesmos interesses que nós. Se soubermos tirar bom partido dela é uma forma de mantermos discussões e de recebermos informações dos temas que mais nos interessam e conhecer outras pessoas que partilham os mesmos gostos que nós. As mailings lists funcionam através do correio electrónico.

 

Quem usa as mailing lists?

Mas não pensemos que estas são apenas vocacionadas para os chamados "cromos dos computadores", ou para cientistas que não fazem mais nada na vida senão estar em frente do ecrã a trocar experiências e descobertas com outros "fanáticos" do sector. Não, esta ideia é errada. Mailing lists são para todos nós!. Basta que tenhamos um interesse especial por qualquer assunto e estejamos dispostos a partilhá-lo com outros como nós. Por isso, há mailings list sobre os mais variados assuntos: desde aquelas em que se discutem política, cinema, ou até temas banais como plantas ou móveis de decoração.

A minha experiência com as mailing lists provou-me que, tal como tudo na vida, há mailing list que funcionam bem e outras que funcionam mal.

ritacarvalho2.gif (4297 bytes)

A primeira mailing list que subscrevi foi a Arcamax Freesites, disponível no endereço http://arcamax.com/. o funcionamento da mailing list é bastante bom no sentido que disponibiliza muitas mensagens, quase diariamente. No entanto, fui levada um bocado ao engano porque escolhi a opção de computadores com o objectivo de receber mensagens com informações sobre as novas tecnologias e o avanço da informática. No entanto, e à medida que fui recebendo mensagens apercebi-me que se tratava essencialmente de publicidade e de anúncio de produtos para uma posterior venda. Fui obrigada a desinscrever-me ou corria o risco de Ter o meu correio lotado constantemente.

A segunda mailing list que subscrevi foi a FBNet, disponível no endereço http://www.fbnet.pt/. É uma mailing list que nos manda diariamente notícias e sugestões, por vezes até nos avisa de exposições. Tomei contacto com esta mailing list num encontro de internet promovido no Parque das Nações, onde rapidamente inscrevi o meu nome. Esta mailing list tem uma particularidade pois permite que recebamos no telemóvel um aviso de mensagem com a correspondente indicação do assunto que esta trata sempre que alguém nos manda alguma coisa de lá.

As restantes experiências foram tentativas falhadas no sentido em que numa fiquei eternamente a espera de aprovação do operador da mailing list, e a outra confirmou a minha entrada mas não me enviou nenhuma mensagem. A primeira é a lister@listserv.louisville.edu e trata de assuntos relacionados com jornalismo on-line e a Segunda é a majordomo@dworkin.wustl.edu e trata questões ligadas à ética e à deontologia.        

                                                                                                                                Rita Carvalho

                                                                                                Junho 2000