AnaFrazoa1.gif (3157 bytes)

MAILING LISTS

 

As três mailing lists a seguir apresentadas foram escolhidas de acordo com o tema, por se considerar de interesse jornalístico. A subscrição das listas decorreu durante três meses (de Março a Junho de 2000) com o objectivo de verificar o seu funcionamento. Os temas divergem: a saúde da mente, corpo e alma; organismos de informação europeia; e jornalismo de investigação. O resultado é surpreendente.

 

Mailing List

Descrição

 

Funcionamento

 

MBS-HEALING

(listserv@maelstrom.stjohns.edu)

 

Esta mailing list foi escolhida porque as terapias alternativas estão muito em destaque actualmente e, com elas, surge uma nova filosofia de vida que ensina a cuidar primeiro da mente para cuidar depois do corpo. Neste sentido, uma mailing list sobre o tema teria interesse jornalístico, pois poderia ajudar a compreender os pensamentos, as motivações e os ideais das pessoas que adoptaram um novo estilo de vida. Além disso poderia conhecer-se um pouco mais das referidas terapias, que dispensam medicamentos (como o Reiki), assim como os seus reais resultados. O conteúdo não correspondeu totalmente às expectativas, na medida em que as mensagens têm um carácter muito pessoal, com respostas de uns para os outros. Não há mensagens significantes quanto a novos métodos ou formas de funcionamento de algumas terapias.

 

 

AnaFrazoa2.gif (2794 bytes)

Diariamente são recebidas cerca de 10 mensagens. A lista funciona bem, embora os participantes sejam quase sempre os mesmos. Respondem a dúvidas e partilham experiências.

OIE

(LISTSERV@LISTAS.CE.PT)

 

Na base da escolha desta mailing list esteve o facto de se tratar de uma lista de Organismos de Informação Europeia. Contudo, a informação é escassa assim como os participantes. Em três meses, foram recebidas 2 mensagens. Referiam-se a formas de poupar dinheiro utilizando novos serviços telefónicos.

 

 

AnaFrazoa3.jpg (1115 bytes)

Praticamente não funciona.

 

MEDIA

(LISTSERV@PSYCHOLOGY.SU.SE)

Esta mailing list é sobre o jornalismo de investigação. Não foram recebidas mensagens.

 

AnaFrazoa3.jpg (1115 bytes)

Não funciona.

 

 

 

LEGENDA:

 

AnaFrazoa2.gif (2794 bytes)

SATISFATÓRIO

 

AnaFrazoa3.jpg (1115 bytes)

DESASTROSO

 

 

 

Ana Sofia Frazoa

Ciências da Comunicação

1999/2000

 AnaFrazoa4.gif (9714 bytes)

05-06-2000