liszt.gif (6298 bytes)Liszt, the mailing list directory

 

ccdbs.gif (11751 bytes)CELTIC-LThe Celtic Culture List

 

 

 

 

A "mailing list" CELTIC-L tem como tema central assuntos relacionados com a cultura celta. É por isso uma potencial fonte de informação para o jornalismo social e cultural. A utilidade desta "mailing list" não tem a ver com a informação que apresenta mas com as pistas que dá para desenvolver assuntos jornalisticamente.

 

 

Esta "mailing list" encontra-se dividida em unidades temáticas, o que facilita obviamente a participação e a pesquisa. Exemplos: "Passado pagão e presente cristão"; "Aprenda irlandês por si mesmo"; ou "Referências de medicina medieval".

 

 

Exemplo de uma unidade temática nesta "mailing list" com interesse jornalístico:

      • "Celtas antes dos Maori na Nova Zelândia?"

As mensagens apresentadas nesta unidade temática contêm informação que pode suscitar um posterior desenvolvimento:

    • é apresentada a tese do autor Martin Doutre segundo a qual um povo pré-maori de origem celta teria construído um observatório astronómico semelhante a Stonehenge no norte da Nova Zelândia. Este facto destruiria a tese de que os polinésios teriam sido os primeiros habitantes da ilha.
    • A partir desta tese desenvolve-se uma discussão não só sobre a consistência da mesma mas também sobre a legitimidade do extermínio levado a cabo pelos europeus sobre o povo maori já que este teria exterminado um povo celta anterior.

 

 

A utilidade das "mailing lists" em geral, e desta em particular, verifica-se também na capacidade de fornecer informação para uma eventual pesquisa sobre um tema pretendido. Neste "mailing list" verifica-se o caso de um utilizador que procura informação sobre o mago Merlin. A partir deste pedido vários utilizadores do CELTIC-L enviaram respostas e pistas a este pedido.

 

 

A "mailing list" CELTIC-L faculta ainda o acesso ao seu arquivo onde se pode proceder a uma pesquisa por autor, tópico ou data de envio da mensagem.

 

 

                                                                                               Autor: Tiago Oliveira