Mailing Lists

 

 

 

O advento da Internet permitiu a criação de comunidades virtuais. As mailing lists constituem uma espécie dessas comunidades, permitindo a milhões de pessoas em todo o mundo entrar em contacto umas com as outras e discutir assuntos que são do seu interesse comum. 

Há muitos sítios na Internet onde podemos encontrar uma mailing list do nosso interesse. Basta pesquisar, em qualquer motor de busca, através das palavras "mailing list". Acedendo ao sítio é só procurar o tema que mais nos interessa e assinar a lista escolhida.  

O funcionamento de uma lista é muito simples.  Basta enviar uma mensagem para o endereço comum  e todos os membros recebem-na em simultâneo. 

 

 

                   

 

Avaliação das Mailing Lists

 

 Este trabalho pretende avaliar o comportamento de duas mailing lists no período compreendido entre Março e Junho de 2000

 

 

            astronomy-net@onelist.com

Fundada a 10 de Março de 1999, esta lista conta já com mais de 100 membros que diariamente colocam informação diversa sobre astronomia: notícias, acontecimentos, histórias, fotografias...  Toda a informação que circula pelo grupo é de grande qualidade. O idioma utilizado pelo grupo é o inglês.

Para subscrever esta lista basta enviar uma mensagem em branco para o endereço astronomy-net-subscribe@onelist.com. Depois tem de se esperar por uma mensagem dos responsáveis pela lista e seguir as suas instruções.

Feita a inscrição pode-se começar a enviar e a receber mensagens de todo o grupo. Esta lista funciona muito bem.  Todos os membros que enviam mensagens pedindo opiniões e conselhos são rapidamente atendidos. Para além disso, a lista proporciona também um serviço de chat, de modo que as pessoas podem entrar em contacto umas com as outras de uma forma mais directa e interactiva. 

Os arquivos da lista são públicos. Qualquer pessoa pode pesquisar neles. Basta entrar no site da lista, pesquisar por palavra-chave e aceder às mensagens que foram enviadas sobre aquela questão. Há também a possibilidade de fazer links  para outros sítios com informação relevante sobre a matéria. Existe já um site ligado à lista que tem a particularidade de estar disponível em seis línguas, incluindo o português.

 

 

 

 

 mag-music.l@sintraweb.pt

  A empresa Sintraweb, que presta diversos serviços na área da informática e telecomunicações, oferece também um servidor de mailing lists. Estas dividem-se em três categorias, consoante o grupo  seja público ou reservado e o idioma em que a discussão é feita.  A língua mais comum é o português. 

A lista avaliada constitui um fórum de discussão sobre música. Para a subscrever basta enviar uma mensagem para o endereço listserve@sintraweb.pt, escrevendo "subscribe mag-music-l" no corpo da mensagem. A confirmação da inscrição é enviada no mesmo dia, podendo o utilizador começar a enviar e a receber mensagens.

Ao contrário da lista anterior, o envio de mensagens não é tão regular. Após o envio de uma mensagem de apresentação, e de algumas respostas, não houve mais contacto com o grupo. Por outro lado, este servidor de mailing lists não é tão completo. Não é possível aceder aos ficheiros da lista nem contactar os membros senão através do e-mail.

 

Carina Rodrigues/ 2000