whyfiles.news.wisc.edu

 

Apresentação

 

Esta página sobre Ciência, da responsabilidade da Universidade do Wisconsin, é útil a qualquer tipo de pessoas. Podem consultá-la em busca de informação tanto especialistas na matéria como aqueles para quem o “pai” da Teoria da Relatividade foi um futebolista da selecção alemã. 

   

 Organização do site:

 - Este site está organizado de maneira a que a informação seja facilmente acessível. Na homepage os tópicos são arrumados de forma a que o utilizador saiba precisamente onde se deve dirigir para encontrar aquilo que pretende.

 

  - Do lado esquerdo da página podemos encontrar uma série de «botões» que nos remetem para determinados assuntos. O primeiro destes botões  tem a particularidade de nos proporcionar informação acerca do funcionamento do site de modo a que aqueles que o visitam pela primeira vez se saibam movimentar em busca do que pretendem.

 

    - Todas as semanas podemos aceder ao tratamento em profundidade de determinado assunto.  Para além de podermos consultar o estudo realizado, temos ainda a possibilidade de aceder a bibliografia relacionada, dar a nossa opinião sobre o que foi tratado ( através do fórum e  de questões e comentários) e a pesquisar mais informação sobre a matéria.

 

- Para além disso, todos os assuntos anteriormente tratados podem ser encontrados nos arquivos do “Whyfiles” que estão organizados por temas – Biologia, Ciência ambiental, Saúde, Física, Ciências Sociais e Desporto.

 

    - Este site tem também um arquivo de imagens. Também elas estão organizadas por temas. O utilizador pode ainda participar na construção deste arquivo enviando as suas próprias imagens

 

Interactividade

   

É muito boa. Incita a participação do utilizador, seja através do fórum , das mailing lists, do envio de e-mails e da possibilidade de deixar questões e fazer comentários sobre os assuntos tratados. O site oferece ainda um motor de pesquisa que o utilizador pode usar livremente em busca de mais informação.

 

 

 

 

Carina Rodrigues/ 2000