www.ciberduvidas.com

apresentação

Este é um site cujo principal objectivo é responder a questões sobre a língua portuguesa. Não se trata de um mero dicionário on line, antes esclarece dúvidas gramaticais, ortográficas e fonéticas, que nem sempre têm resposta clara quando consultamos um dicionário comum. A equipa que responde às dúvidas colocadas pelos cibernautas está sob orientação do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa, uma sociedade vocacionada para a investigação, difusão e defesa da língua portuguesa. O interesse jornalístico deste site radica na sua função de consultório (que pode evitar alguns erros linguísticos nos vários media), mas também na apresentação de artigos jornalísticos sobre língua portuguesa publicados em jornais de vários países onde se fala o português.

IMG00003.GIF (5008 bytes)

interactividade

A interactividade do site é boa e fomentada pela orientação dada ao utilizador sobre como este pode usufruir da muita informação que o site oferece. Para evitar a morosidade das consultas, sugere-se que antes de qualquer pesquisa se consultem as respostas anteriores, pois se a dúvida já foi colocada por outro utilizador, a rapidez de resposta é maior. Além disso, nestes casos surgem esclarecimentos adicionais sobre casos semelhantes e que podem suscitar o mesmo tipo de dúvidas.

Para além das questões que o utilizador pode enviar por Correio, há a possibilidade de trocar ideias, fazer comentários e procurar ajuda na opção Pelourinho, onde abundam as críticas a erros linguísticos de políticos, figuras públicas e jornalistas.

prós

- salta à vista uma espécie de menu com os "pratos do dia", isto é, as questões que estão a ser abordadas particularmente nesse dia

- a bem conseguida organização da informação existente no site é uma grande vantagem; as questões estão divididas em Respostas de Hoje, Perguntas e Respostas Anteriores e, estas opções organizadas em subconjuntos de anos e meses (bem como todas as opções do site)

- o Glossário apresenta cerca de 300 erros comuns, que organiza por ordem alfabética e que constitui um guia de consulta rápida sobre ortografia

- a qualidade do site é reforçada pelo link com a Sociedade de Língua Portuguesa, esclarecendo assim objectivos e pertinência da colaboração com os media; esta credibilidade é também conferida pela presença do nome do responsável do site no final de cada uma das páginas e pela opção Ficha Técnica que apresenta o nome e referências de todos os responsáveis e colaboradores deste site; a opção Prémios apresenta as distinções que o site Ciberduvidas já mereceu

- a resposta por e-mail às questões colocadas é bastante rápida

- ainda apresenta Ligações com dicionários de várias línguas, instituições, universidades, enciclopédias, clubes de tradução, rádio, o Ministério da Ciência e Tecnologia, etc.

curiosidades

- seleccionando a opção Controvérsias deparamo-nos com artigos publicados em jornais, cujo tema é a língua portuguesa e que suscitaram resposta de outros comentadores noutros jornais; assim, esta opção é o frente a frente desses artigos que se vai desenrolando em "etapas"

- a opção Diversidades é composta também de textos de jornalistas ou comentadores de vários países de língua portuguesa e que abordam curiosidades; ficamos a saber, por exemplo, que palavras hoje usadas frequentemente como "kota" ou "basar" têm origem angolana

- a Antologia apresenta textos de escritores e jornalistas sobre língua portuguesa

Cláudia Paulino/2000